sexta-feira, 11 de junho de 2010

ALAMIRO PIRES PULINHO DE ALMEIDA

*Por Alamiro Pires Pulinho de Almeida.


Prezado Rogério Varandas e amigos do blog Radiodifusão,

Nasci em Barbacena em 9 de janeiro de 1932.
Sou filho de Odilon Pires de Almeida e Arinda Pires Pulinho de Almeida.

Ainda estudante da Escola Agrotécnica, inicie, aos 16 anos, meus trabalhos nos anos de 48/49 como editor, narrador e repórter, na Rádio Barbacena ZYL 8, na época, instalada no Edifício Ede.

Barbosa Silva e Marinho Luiz da Rocha, também companheiros da Agrotécnica, foram os responsáveis pelo meu ingresso na ZYL 8.

Durante cerca de seis anos, e radiofonicamente conhecido como “Popó”, colaborei efetivamente com a divisão de esportes da emissora ao lado dos companheiros Barbosa Silva, Wilton Navarro, Clery Renault, Guaracy Mulili, Armando Santiago, José Raimundo de Faria, Faniquinho, Odécio Reis, Marcus Vinicius Moreira Paes, Marinho Luiz da Rocha e Nilo Milagres.

Lembro-me que em 1962, viajamos para o Rio de Janeiro, para a transmissão da festa montada para a recepção aos jogadores campeões do mundo.

Registro que, numa deferência do amigo João Navarro, nossa equipe de reportagem foi hospedada nas proximidades do Palácio Laranjeiras, sede do Governo, onde os nossos craques foram recepcionados pelo Presidente da República, João Goulart. Foi um fato que, marcou a minha passagem pela rádio.

Paralelamente aos trabalhos na Rádio Barbacena, mantive por volta dos anos de 1951/1952, a coluna “O Esporte Como Ele É” no jornal Correio da Serra administrado pelo jornalista Alberto Augusto da Silva.

Sempre gostei de futebol e, como estudante, atuei no time de futebol da Agrotécnica ao lado de Barbosa Silva, responsável técnico pela equipe.

Também jóquei no quadro de Amadores da Liga de Desportos de Barbacena LDB, em 1956, ao lado dos companheiros: Mendes, Bituca, Lima, Orlando, Jadir, Zé Rato, Luizinho, Bombeiro, Néca, Cardoso, Silvinho, Irani, Damásio, Lau Espanhol, Luiz e Djalma.

Em 1959, atuei pelo Aspirante do Vila do Carlo Esporte Clube. Diga-se de passagem, um timaço. Ei-lo: Calixto, Lima, Bombeiro, Néca, Hertel, Cordeiro, Hilário, Carlindo, João Turco, Laurinho, Irani, Silvinho e Primo.

Minha maior satisfação foi ter contribuído com a história da Rádio Barbacena e, agora, de poder estar participando deste resgate da radiodifusão barbacenense.

Só mesmo atenção e a generosidade do companheiro Rogério Varandas, poderiam justificar a presença do meu nome entre os que figuram no projeto “Radiodifusão – A História das Emissoras de Rádio de Barbacena”.
Obrigado amigo.

FONTE
Alamiro Pires Pulinho de Almeida “Popó”.
Depoimento em junho de 2007.

PRÓXIMA POSTAGEM
Ari Neto.
Rádio Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário