sexta-feira, 11 de junho de 2010

ARI NETO

Nasceu aos 28 dias do mês de agosto de 1934, na cidade de Antônio Carlos, MG.
Filho de Maria Dolores Neto e Manoel Fortes.

Após o falecimento de seus pais, mudou-se para Barbacena, onde inicialmente, exerceu o ofício de borracheiro, o que lhe permitiu muitos contatos e convites sociais, num dos quais, conheceu o radialista Barbosa Silva, de quem se tornou amigo e admirador.

Apaixonado pelo futebol, Ari Neto, começou a chamar a atenção de Barbosa Silva, por seus comentários precisos a respeito dos jogos.

Na década de 60, Ari Neto, foi convidado por Barbosa Silva, a integrar a equipe esportiva da Rádio Correio da Serra nas funções de narrador e comentarista.

Sua narração dinâmica acrescentaram brilho e realismo às equipes que integrou ao longo de sua carreira, inclusive na Rádio Barbacena, por onde também passou com a mesma competência e seriedade.

Voz marcante, implacável com os dirigentes e paternal com os atletas.

Ao final da década de 80 mudou-se para São João Del Rei a convite da equipe esportiva “970” da Rádio São João Del Rei AM.

Na emissora atuou ao lado dos companheiros Paulo Procópio, Antônio Fraga, Raimundo José, Jair Donizette de Carvalho, José Cláudio, Eli Patrício e Geraldo Santos.

Em São João Del Rei, Ari Neto foi agraciado por duas vezes com o Troféu Imprensa, como o melhor narrador esportivo da região.

Depois de algum tempo afastado dos microfones retornou, desta vez, a convite da equipe esportiva da Rádio Emboabas FM, onde além da transmissão de jogos de futebol, cobriu o carnaval da cidade e os Torneios de Inverno de Futebol de Salão.

Integrou por diversas vezes as delegações esportivas em jogos intermunicipais, foi um guadião dos interesses do Athletic e Social nos campeonatos mineiros de juniores.

Em 2003, Ari Neto despediu-se definitivamente de sua carreira no Rádio.

Faleceu em São João Del Rei, aos 71 anos de idade, no dia 5 de novembro de 2005, deixando muitos admiradores de seu trabalho, muitas saudades e um importante legado de dignidade e profissionalismo.

FONTE
Samuel Rocha. Jornalista.
Jornal Gazeta de São João Del Rei. 12/11/2005. Edição/376.
Coluna “Esporte & Lazer”.
Perla Maria Simões. Radialista.
Depoimento em fevereiro de 2006.

PRÓXIMA POSTAGEM
Luiz Cláudio de Souza Prenassi.
Rádio Sucesso FM.

3 comentários: