domingo, 24 de julho de 2011

VICTÓRIO CANDIAM

Nascido em 5 de dezembro de 1900, na localidade de Sítio Espraial, região da antiga Colônia, município de Sítio, depois, Antônio Carlos.

Filho do casal de imigrantes italianos, Fortunato Candian e Elisa Morais.

Seu pai, Fortunato, nascido em 22 de agosto de 1876, na comunidade de Sant’Angelo Di Piove Di Sacco, província di Padova. Sua mãe Elisa, natural de Udinesse, norte da Itália.

Victório Candian, como profissional se destacou na área da construção civil, colaborando em Barbacena, com as edificações do Cine-Teatro Palace, do Clube Barbacenense, do Automóvel Clube e da Capela do Sagrado Coração de Jesus e Maria, anexa a Escola Estadual Pio XI. Em 1928, trabalhou nas obras da antiga estrada União Indústria.

A partir de 2 de fevereiro de 1942, colaborou efetivamente do corte da antiga Central do Brasil/Rede Ferroviária Federal, no trecho de Dr. Sá Fortes a Antônio Carlos.

Os motivos que o trouxeram ao Brasil, não estavam relacionados à carreira de construtor e de radialista. Admirado pela sua generosidade e pelo seu espírito fraternal uma palavra, para ele, sintetizava tudo: idealismo.

Mesmo naquela época o senso de justiça já o perseguia, esperava amparar as famílias pobres, sonhava em acabar com as desigualdades e resolver os problemas do mundo.

Victorio Candian ajudou a fundar em parceria com os amigos José Abrantes Júnior, Jacinto Bertola, Henrique Zonzin, Zenóbio Miranda, Clarieta Lacerda, Antônio Abreu e Dr. Durval Nascimento a “Aliança Municipal Espírita de Barbacena –AME” inaugurada em 24 de setembro de 1944. Diga-se de passagem, uma iniciativa pioneira em Minas.

Registra-se que, a “AME” foi fundada graças à participação oficial dos núcleos:
>Centro Espírita Mário Duffles, (Dr. Sá Fortes) administrado por Victorio Candian.
>Centro Espírita Novo Oriente, (Carandaí) administrado por Zenóbio Miranda.
>Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem, (Barbacena) administrado por José Abrantes Júnior e Antônio Abreu.
>Centro Espírita Amor a Verdade, (Ponte do Cosme/Barbacena) administrado por Jacinto Bertola.
>Centro Espírita Araken, (Antônio Carlos) administrado por Henrique Zonzin.
>Centro Espírita Francisco de Assis, (Barbacena) administrado por Clarieta Lacerda.
>Tattoon Marechal Quadros Grupo Esotérico, (Barbacena) administrado por Dr. Durval Nascimento.
>Grupo Espirita Cristão Evangelho de Jesus, (Barbacena) administrado em dualidade pelos senhores Dalmo Apolinário dos Santos e Jandira Prado dos Santos, dona "Zizinha".

Por sua vez foi a “AME” quem incentivou e tomou a iniciativa de fundar a primeira Aliança Espírita do Estado de Minas Gerais.

Em 1954, Victório Candian, iniciou sua trajetória na ZYL 8 Rádio Barbacena, localizada no Edifício da Associação Comercial de Barbacena, centro, convidado pelo radialista Vicente de Paulo Barbosa Silva “Barbosa Silva”.

Na emissora, idealizou e apresentou aos domingos o programa kardecista “Entre os Vivos e os Mortos” assessorado na produção e locução por Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa” e no setor técnico por Barbosa Silva.

Victorio através de uma vida inteira de trabalho, com a ajuda de Deus, perpetuou ao longo da história da sua vida amor e respeito ao próximo, acolheu e fez o bem. Amparou-se na fraternidade transformando-a em força motriz da ética. Venceu e derrubou barreiras.

Faleceu em 20 de dezembro de 1959, aos 59 anos, em Barbacena.

FONTE
Valnete E’La Candian da Costa.
Depoimento em março de 2006.
José Theodorico de Paula.
Depoimento em agosto de 2007. Radialista e advogado.
Autor da pesquisa “Os Primeiros Tempos da Emissora ZYL 8 Rádio Barbacena”. Janeiro/1976.
Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa”.
Apoio documental em 15 de julho de 2011.
Jacinto Bertola.
Apoio documental em 18 de julho de 2011.

PRÓXIMA POSTAGEM
Rosemary de Castro Valério Simão.
Professora e pesquisadora musical, responsável pelas execuções musicais ao piano levadas ao ar a partir de 1943, através da "Rádio Perereca - A Voz do Brejo". A primeira estação radiofônica (artesanal)idealizada e coordenada pelo barbacenense Iago de Castro Valério.

3 comentários:

  1. Muito interessante gostaria de saber mais sobre valnete ela candian e sua família obrigado celso

    ResponderExcluir
  2. Se possível me enviar pelo e.mail.dutafonso@hotmail.com obrigado celso

    ResponderExcluir