domingo, 24 de julho de 2011

JACINTO BERTOLA

Amigo Rogério,
Nasci em Barbacena em 26 de outubro de 1919.

Sou filho de João Bertola e Marciana Heliodora Bertola.

Em meados de 1954, a convite do amigo Victório Candian passei a compor como locutor a equipe do “Entre os Vivos e os Mortos” um programa direcionado a evangelização espírita. Foi assim que comecei meus primeiros passos na ZYL 8 Rádio Barbacena.

A Rádio Barbacena á época, tinha os seus estúdios e escritórios localizados no edifício da Associação Comercial de Barbacena, centro.

Naquele tempo, Candiam trabalhava como mestre de obra na construção do Edifício Palace Hotel. Barbosa Silva notando que o ele tinha potencial e voz e para ocupar o microfone convidou-o para idealizar e apresentar um horário kardecista na Rádio Barbacena.

Assim, foi para o ar em meados de 1954, o programa evangelizador “Entre os Vivos e os Mortos”. Em sua primeira fase com apresentação da dupla Victório Candiam e Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa”.

Ocupei o microfone pela primeira vez, após o afastamento da amiga e locutora Luci Lisboa, jovem de bela voz, responsável pelas leituras evangelizadoras. A programação dominical com duração de uma hora, contava com a participação técnica de Vicente de Paulo Barbosa Silva “Barbosa Silva”.

Passei a compor a equipe em sua segunda fase ao lado de Victório Candian, José Abrantes Junior e Barbosa Silva. Minha função era a de abordar temas relacionados ao mundo dos desencarnados os “mortos”. José Abrantes focalizava textos direcionados aos encarnados, aos “vivos”.

A maioria das leituras eram de páginas extraídas das obras de Francisco Cândido Xavier “Chico Xavier”, Allan Kardec e de textos especiais, produzidos com maestria pelo companheiro José Abrantes Junior “Zezinho Abrantes”.

“Entre os Vivos e os Mortos” com boa aceitação de audiência, ficou no ar durante dois anos. Deixou de ser apresentado em virtude de pressões contrárias ao universo espírita. Candian e eu, além do José Abrantes fomos “aconselhados” pela administração da emissora a retirar o programa do ar. Tivemos que calar as nossas vozes no justo momento, em que a evangelização espírita iniciava uma caminhada crescente em Barbacena e em todo o Brasil.

Naqueles tempos os eventos espíritas eram vistos de forma reservada. Não tínhamos em Barbacena e na região espaços abertos ao público. Foi quando o companheiro José Abrantes Junior não suportando as pressões, resolveu abrir o Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem que, após longo período inativo, reabriu suas portas no dia 3 de agosto de 2011.

José Abrantes Junior, conseguiu superar momentos de humilhação e de perseguições diversas. Seu esforço foi amplamente compensado tempos mais tarde com o surgimento em Barbacena e região de diversos espaços espíritas como os de Carandaí, Dr. Sá Fortes, Antônio Carlos e Ponte do Cosme.

O agrupamento era constituido por oito núcleos:
>Grupo Espirita Astral Paraíso do Bem (Barbacena) administrado pelos amigos José Abrantes Júnior e Antônio de Abreu.
>Centro Espirita Mário Duffles (Dr. Sá Fortes), coordenado por Victório Candian.
>Centro Espirita Novo Oriente (Carandaí), coordenado por Zenóbio Miranda.
>Centro Espirita Amor e Verdade (Ponte do Cosme) coordenado por Jacinto Bertola.
>Centro Espirita Arakem (Antônio Carlos), coordenado por Henrique Zonzim.
>Centro Espirita Francisco de Assis (Barbacena), coordenado por Clarieta Lacerda.
>Tatoon Marechal Quadros - Grupo Esotérico (Barbacena), coordenado por Dr. Durval Nascimento.
>Grupo Espirita Evangelho de Jesus (Barbacena), administrado em dualidade pelos senhores Dalmo Apolinário dos Santos e Jandira Prado dos Santos, dona "Zizinha".

Rogério foi muito gratificante ter participado do programa “Entre os Vivos e os Mortos”. Uma experiência radiofônica que me fez fortalecer em meus sentimentos e na vontade em ver o espiritismo crescer em Barbacena.

Transformei-me num ser humano mais desenvolto e apto a trabalhar em prol da doutrina. A minha mensagem continua sendo de otimismo. Hoje, vejo o espaço espírita se avolumando em Barbacena. Temos um centro em cada canto da cidade supervisionados por pessoas sérias, humildes e dotadas de alta elevação espiritual.

Rogério sinto-me orgulhoso de estar ao seu lado, participando do projeto “Radiodifusão”. Que o grande “Arquiteto do Universo” continue proporcionando-te força e coragem, ajudando-o a concretizar o seu sonho. Um sonho que sabemos não ser só seu, mas de todos os seus companheiros do rádio. Continue contando a história sublime e digna da radiodifusão de Barbacena. Muito obrigado!

FONTE
Jacinto Bertola.
Depoimento em 18 de julho de 2011.
Nívea Roberta Garcia Varandas.
Crédito Fotográfico em 19 de julho 2011.
Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa”.
Apoio documental em 15 de julho de 2011.

PRÓXIMA POSTAGEM
Luci Alves Lisboa Fernandes "Luci Lisboa".
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário