domingo, 24 de julho de 2011

JOSÉ ABRANTES JÚNIOR

José Abrantes Júnior “Zezinho Abrantes” foi um dos precursores do espiritismo em nossa região e um dos fundadores do Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem (o grupo espírita mais antigo de Barbacena).

Também se tornou um dos responsáveis pela radiodifusão espírita através do programa “Entre os Vivos e os Mortos” levado ao ar a partir de 1954, pela ZYL 8 Rádio Barbacena à época, com estúdios localizados no edifício da Associação Comercial de Barbacena, centro.

O programa “Entre os Vivos e os Mortos” baseava-se numa linha de programação evangelizadora idealizada e apresentada por Victório Candian e supervisionada tecnicamente pelo radialista Vicente de Paulo Barbosa Silva “Barbosa Silva”.

A produção do horário, em sua primeira fase no ar, meados de 1954, contou com a efetiva participação da locutora Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa” e, em sua segunda fase com a participação dos amigos Jacinto Bertola e José Abrantes Júnior “Zezinho Abrantes”.

Com relação ao Astral Paraíso do Bem, coordenado por José Abrantes Junior e por Antônio Abreu, o grupo começou suas atividades em março de 1926. Sua primeira sede funcionou num casarão, localizado no Jardim do Globo, centro, de propriedade e residência do casal espírita Joaquim e Rosa. No mesmo local funcionou durante muitos anos a Casa de Moveis Guarani. Anos depois se transferiu para a Rua Thomaz Gonzaga, nº. 90, Boa Morte. Entrementes seu registro só ficou pronto em 31 de agosto de 1934 em cartório de Juiz de Fora.

O Astral Paraíso do Bem realizava sessões mediúnicas de cura, promovia caravanas espíritas (auxiliando na abertura de novos) núcleos espíritas em Barbacena e região, foi o pioneiro na tarefa de divulgação, na realização de palestras, cursos, atividades da evangelização infantil com a Aula de Iracema (criando e aplicando modelo próprio de proposta pedagógica-espirita), precursor nas atividades artísticas, com música e teatro.

Foi o GEAPB que utilizou o jornal Atalaia na defesa e divulgação dos princípios espíritas cristãos.

Também foi o grupo que incentivou e tomou a iniciativa de fundar a primeira Aliança Espírita do Estado de Minas Gerais com o apoio dos seguintes grupos pertencentes a AME-Associação Municipal Espírita de Barbacena:
>Centro Espírita Mário Duffles (Dr. Sá Fortes, coordenado por Victorio Candian).
>Centro Espírita Novo Oriente (Carandaí, coordenado por Zenóbio Miranda).
>Centro Espírita Amor e Verdade (Ponte do Cosme, coordenado por Jacinto Bertola).
>Centro Espírita Arakem (Antônio Carlos, coordenado por Henrique Zonzim).
>Centro Espírita Francisco de Assis (Barbacena, coordenado por Clarieta Lacerda).
>Tatoon Marechal Quadros-Grupo Esotérico (Barbacena, coordenado por Dr. Durval Nascimento).
>Grupo Espirita Cristão Evangelho de Jesus (Barbacena), administrado em dualidade pelos senhores Dalmo Apolinário dos Santos e Jandira Prado dos Santos, dona "Zizinha".

Acredita-se que o Astral Paraíso do Bem tenha sido o único grupo de Barbacena que teve em suas reuniões a presença de Francisco Cândido Xavier “Chico Xavier”, psicografando mensagens de Emmanuel, Antero de Quental e de um benfeitor espiritual do próprio grupo.

Sob a égide de Jaburu (possível pseudônimo de João Bosco) fundou o Instituto João Bosco, importante órgão de assistência social de Barbacena, que vem atualmente buscando retornar às suas origens.

Depois de algumas décadas em regime mais fechado, o Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem, reabriu suas portas em 3 de agosto de 2011, data em que completou 85 anos de existência.

FONTE
Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa”.
Apoio documental em 8 de julho de 2011.
Jacinto Bertola.
Apoio documental em 13 de julho de 2011.
Nélson Xavier.
Presidente do GEAPB (Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem).
Apoio documental em 20 e 22 de julho de 2011.
Maria Antonieta Ede “Nieta Ede”.
Apoio documental em 21 e 22 de julho de 2011.

PRÓXIMA POSTAGEM
Jacinto Bertola. Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário