domingo, 24 de julho de 2011

LUCI ALVES LISBOA FERNANDES

Natural de Antônio Carlos, MG, onde nasceu em 4 de junho de 1938.

Filha de Antônio Alves Lisboa Filho e Alice Ferreira Paes Lisboa.

Iniciou-se na Rádio Barbacena em 1954, aos 16 anos de idade, levada pelos amigos Victório Candian e Vicente de Paulo Barbosa Silva.

Convidada por Victório Candian passou a integrar a equipe de apresentadores do programa dominical kardecista com duração de trinta minutos “Entre os Vivos e os Mortos” idealizado e apresentado por Victório Candian.

Lembro que a Rádio Barbacena quando da sua inauguração em 1948, já mantinha um programa com a mesma linha kardecista, levado ao ar três vezes por semana, idealizado e apresentado em dualidade por Jandira Prado dos Santos e professora Luiza Costa.

Por sua vez, Luci Alves Lisboa Fernandes dona de bela voz e dicção privilegiada, passou a ser responsável pela interpretação de textos previamente, escolhidos por Victório Candian. Momentos evangelizadores direcionados a divulgação da doutrina espírita.

Luci Alves Lisboa recorda que o programa “Entre os Vivos e os Mortos” foi para o ar numa época em que a doutrina espírita em Barbacena estava engatinhando rumo a uma aceitação mais firme e doutrinária.

Ela ressalta a perseverança como característica importante da equipe, principalmente a figura de José Abrantes Junior “Zezinho Abrantes” que, passou a compor o elenco do programa, em sua segunda fase ainda em 1954.

“Rogério a sociedade estava ligada ao catolicismo. A Igreja imperava com rigor sobre as decisões sociais influenciando as pessoas. À época, divulgar a doutrina espírita na cidade como em quase todo o Brasil era realmente muito difícil. A forma de pensar era muito ofuscada e muitos tinham receio de abordar o tema. O preconceito sobre a doutrina espírita era muito forte. Em determinados momentos nos víamos acuados em virtude das pressões e até mesmo por perseguições direcionadas a José Abrantes Junior que, passou a participar do programa já em sua segunda fase ao lado de Victório Candian e Jacinto Bertola. Abrantes tinha espírito guerreiro e não se deixava contagiar pelas investidas de setores contrários a doutrina. Foram situações extremamente difíceis de serem resolvidas. Mesmo assim tivemos a capacidade de nos mantermos ao microfone da Rádio Barbacena. Só que, num determinado momento em virtude das ingerências de pessoas ligadas ao meio eclesiástico local, Victorio Candian foi orientado pela direção da emissora a encerrar as atividades evangelizadoras. Um momento difícil e, triste para toda a equipe do programa “Entre os Vivos e os Mortos”. Victório, Bertola e José Abrantes Junior não se esmoreceram. A partir daquele momento novas idéias e projetos kardecistas fervilharam por toda a cidade deixando em pânico as correntes contrárias à expansão do espiritismo em Barbacena e na região”.

Segundo Luci Lisboa, a linha de produção do horário “Entre os Vivos e os Mortos” se firmava no lema: fé, caridade e esperança. Um horário direcionado a paz e ao amor incondicional.

“O programa obedecia fielmente os ditames oferecidos em grande escala evangelizadora e contidos nas obras de Allan Kardec. Lembro que, as mensagens lidas eram extraída das obras: O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e o Céu e o Inferno. O programa também suscitada na sociedade a importância da harmonia familiar. Do valor da família e do respeito entre os seus membros. Ter colaborado com a produção e apresentação do programa “Entre os Vivos e os Mortos” foi gratificante. Com humildade e ladeada pelos amigos Candian e Barbosa Silva tenho consciência de ter auxiliado na divulgação da doutrina espírita em Barbacena e região. Agradeço a você Rogério o resgate desta histórica. Para mim foram tempos mágicos. Siga com o seu trabalho retratando a caminhada de muitos amigos que, enalteceram a radiodifusão de Barbacena. Obrigada e que Deus te abençoe!”.

FONTE
Luci Alves Lisboa Fernandes.
Depoimento em 15 de julho de 2011. Antônio Carlos, MG.
Maria Antonieta Ede “Nieta Ede”.
Depoimento em 18 de julho de 2011.
Arcelino Fernandes.
Apoio documental em 15 de julho de 2011.
César Antônio de Souza.
Crédito Fotográfico em 15 de julho de 2011.
Maria Alice Fernandes Afonso.
Crédito Fotográfico em 18 de julho de 2011.

PRÓXIMA POSTAGEM
Victório Candian.
Idealizador e apresentador do programa kardecista "Entre os Vivos e os Mortos" através da Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário