segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MARÍLIO SANTOS FONSECA

Filho de Alceu Nunes Fonseca proprietário do Grupo, Alceu N. Fonseca & Cia. Ltda Organização “RADINTERIOR” estabelecida no Rio de Janeiro, GB, (então Capital da República) a Avenida Rio Branco, 138, 9º andar, edifício Sul América.

Graduado em Engenharia Civil, pela Escola de Engenharia Mackenzie, São Paulo – SP, em 1951 (com especialização complementar em rodovias, ferrovias, portos, pontes, transporte e arquitetura, habitação popular).

Engenheiro Eletricista, pela Escola de Engenharia Mackenzie, São Paulo, SP, em 1951.

Pós-graduação em Economia, com mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidad Nacional de Engenieria, Programa e Regional, OEA, sob os auspícios da OEA – Organização dos Estados Americanos, 1967/68, Lima-Peru.

Possue inúmeras atividades no Magistério (Graduação) difíceis de serem listadas.
A partir do período de 1987-1999, foi Professor Titular, em diversas faculdades localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Sua caminhada teve inicio na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro -UCAM- Universidade Candido Mendes, centro, nas seguintes disciplinas: Economia Regional Urbana; Planejamento Empresarial; Economia do Estado do Rio de Janeiro; Gestão de Impactos Ambientais.

No período de 1972-1980, foi Professor Titular de Economia Urbana e Regional, nos Cursos de Administração de Empresas “Lato Sensu”, da Diretoria de Extensão e Expansão do Conjunto Universitário Candido Mendes, em mais de 40 cidades polarizadas pelo Rio de Janeiro, desde Governador Valadares e Teófilo Otoni até Foz do Iguaçu, inclusive Itaboraí, Cabo Frio, Macaé, Campos, Itaperuna, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Três Rios, Paraíba do Sul, Volta Redonda, Barra Mansa, Valença, Além Paraíba, Leopoldina, Cataguases, Ubá, Juiz de Fora, Carangola, Muriaé, Barbacena, Monlevade, Cachoeiro do Itapemirim, Vitória, Guarapari, Colatina e outras.

Possui diversos cursos entre eles:
>Aperfeiçoamento em Administração de Empresas, na Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro, IAG, 1960/61.
>Publicidade e Propaganda – Ditado pela Associação Paulista de Popaganda – 1950, São Paulo, SP.
>História da Arte – IAB, São Paulo, SP, 1951.
>Investigacion y Uso de Recursos Naturales, ONERN, Lima, Peru, 1967.
>Analisis y Programacion Econômica, Universidad Mayor de San Marcos, Lima, Peru, 1968.
>Elaboracion y Avaliacion de Proyectos, BIP/BID, 1968, Lima, Peru.

Marílio Santos Fonseca participou de diversos Congressos, Eventos, Jornadas, Simpósios e Seminários, difíceis de serem listados, apresentando-se os mais significativos:
>Em 1948, Delegado Brasileiro à II Assembléia Interamericana de Radiodifusão.
>Em 1966, Delegado no VI Congresso da ABERT Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Convidado também como Delegado para os Congressos/Abert de 1996/1999.
>Em 1952-1999, participação em Congressos, Seminários e outros eventos no setor da Construção Civil.
>Em 1967/68, participações no Instituto de Planejamento de Lima, Peru. Seminários vários, inclusive sobre Análise de Projetos; Problemática de Transportes na América Latina.
>Em 1966 e 1968, Congresso da SIAP – Sociedade Interamericana de Planificacion, em Bogotá, Lima.
>Em 1970, Congresso Interamericano de Planejamento, da mesma Sociedade Interamericana de Planejamento, em Salvador, Bahia, do qual foi o responsável pela ocorrência, e seu Coordenador Geral.
>1971/72, Organizador e coordenador de diversos eventos no IPÊS/RJ sobre o espaço econômico, principalmente sobre a Economia do Norte Fluminense, com a presença de empresários, ministros de Estado e Autoridades.
>Em 1971/96, participe de todos os eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Instrução – Conjunto Universitário Candido Mendes, em diferentes locais, como organizador, coordenador e expositor, etc..., bem como outros, como representante, como membro do Conselho Federal de Economia, do Regional, da Ange, do Clube de Roma, da Fundação Gorbachev e muitos outros.
>Em 1966/1999, participe do Seminário Internacional, Pluralismo Cultural, Identidade e Globalização, da Unesco – Sênior Board do Conselho Internacional; Ciências Sociais; 10/12 de abril de 1996 e muitos outros na área da Economia, como Colóquio sobre a História do Pensamento Econômico do IE/UFRJ.
>Em 1966/1999, participe dos Encontros Nacionais de Economia Clássica e Política em várias instituições Estaduais.

Distinção, Prêmios e Bolsas:
>Bolsa da Organização dos Estados Americanos, para o PIAPUR – Programa Interamericano de Planejamento Urbano e Regional.
>Medalha e citação na Cândido Mendes por excelência.
>Em 30 anos de docência mais de 25 convites para patrono e paraninfo de turmas de Economia, sem contar as homenagens das turmas de formandos.
>Bolsa do Instituto Brasileiro de Mineração para trabalho monográfico sobre mineração com publicação Visão Espacial da Mineração Brasileira.
>Diploma do ICEC – Internacional Cost Engineering Council de Membro Efetivo, ano 2000.
>Medalha de Honra ao Mérito do IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, ano 2003.

Como professor, pesquisador e engenheiro trabalhou em diversos estados brasileiros, quer na radiodifusão, na construção civil e em assessorias várias.

Trabalhou como pesquisador em vários países latino-americanos, tais como:
Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Equador e Peru, onde residiu por 3 anos, conhecendo todo o país, principalmente o norte, nas províncias de Chiclayo e Piura.

Residiu por 6 meses nos Estados Unidos, em Los Angeles, freqüentando a U.C. L.A. estudando uma proposta de doutorado. Conheceu toda a costa leste norte americana.

Esteve em missão oficial no Japão, acompanhando o Governador do Espírito Santo, Dr. Arthur Santos, defendendo vários projetos de investimento no Estado, durante 30 dias.

Marílio Santos Fonseca teve com estas viagens, amplo conhecimento das condições da economia, dos mercados, e principalmente dos aspectos psico-sociais de suas populações, visto seu envolvimento pessoal com as famílias e seus assentamentos.

Dos 15 aos 16 anos de idade, exerceu função de vendedor de produtos elétricos e farmacêuticos, junto a lojas de materiais elétricos e farmácias.

Aos 18, passou a exercer a função de encarregado do despacho de correspondências e encomendas para as emissoras “RADINTERIOR” localizadas no interior além de criador de prospectos oficiais (propaganda e divulgação) da empresa e responsável pelo mapeamento das emissoras localizadas em vários estados do Brasil.

Também exerceu a função de (Contato Junior) da Radinterior com Agências de Publicidade localizadas em todo o Brasil – buscando aprovar programação publicitária e levantamento de orçamentos.

Ocupou cargo de destaque como Contato Sênior junto às agências de Publicidade na Filial da Radinterior de São Paulo, capital. Aos 21 anos, foi promovido a Sub-Gerente época, em que tinha como diretor setorial Custódio Leite de Abreu. Aos 22 anos, passou a gerente, tendo como ponto de apoio na parte de gestão interna o acompanhamento profissional do inseparável amigo Senhor Gama.

Neste meio tempo passou a exercer atividades junto ao setor de criação (fundação) de diversas emissoras de rádio.

Foi o responsável pelos diversos contatos com os sócios das futuras empresas, levantamento de documentação e escolha e localização das sedes das emissoras e dos terrenos aptos para a implantação dos transmissores e sistemas radiantes (antenas).

Aos 23 anos, foi designado para administrar os vários projetos e implantação nas áreas de edificação e instalação elétrico-eletrônica das emissoras administradas pela Organização Radinterior.

Colaborou de forma efetiva com a implantação da ZYL 8 RÁDIO BARBACENA AM.

Marílio Santos Fonseca ladeado pelos companheiros João Bathista Leite e Juracy dos Santos Rocha foi um dos responsáveis pela inauguração e pela gerência inicial da emissora, colaborando com a organização interna dos departamentos artísticos, de vendas, de relações externas e como locutor comercial.

Foi o primeiro Diretor Comercial da emissora.

Tempos depois foi substituído no cargo pelo jornalista Ney Peixoto do Vale assessorado pelos funcionários “senhor” Carvalho, Bodo Grandcke o “Alemão”, Marinho Luiz da Rocha, Lincoln da Cruz Machado “Zozó”, Nilo Milagres, Leda Piacesi, José Theodorico de Paula “José de Paula”, Décio Brandão, João Pereira da Silva “Nhô Praxedes” e Luiz Viana.

A Rádio Barbacena com seus escritórios e estúdios instalados no 2º andar do Edifício Ede, 49, centro, foi inaugurada em 11 de janeiro de 1948, através de solenidade na Praça dos Andradas iniciada “precisamente” às 11h15min e coordenada pelos radialistas João Leite e Juracy dos Santos Rocha.

O evento contou com a presença de diversas entidades classistas, autoridades do meio econômico financeiro, político e social. Também estavam presentes todos os funcionários da emissora, assim como Paulo Nazareth de Oliveira designado Supervisor da Rádio Barbacena. Todos em curtas mensagens externaram a alegria com a chegada ao município da ZYL 8 Rádio Barbacena.

Representando o titular máximo da Organização Radinterior senhor Alceu Nunes da Fonseca estava presente Maurílio dos Santos Fonseca.

Marílio em rápido pronunciamento e abordando o tema “Imprensa Falada” fez a entrega ao público da ZYL 8 Rádio Barbacena, a caçula da Organização Radinterior enfatizando que: ->[...Tenho esperanças no sentido de que a emissora cumpra rigorosamente a sua finalidade de bem informar, transmitir e divertir. Sabemos da importância da radiodifusão como um dos mais eficientes ramos do jornalismo...].

Marílio Fonseca ao aludir-se ao valor e possibilidades do Rádio quando bem administrado, enfatizou que esse Rádio pode tornar-se um dos mais dinâmicos colaboradores dos governos servindo-os por diversas formas: -> [...O Rádio quando bem orientado ajuda-nos a servir ás comunidades, como um real instrumento de indiscutível utilidade pública...].

Trechos do pronunciamento de Marílio dos Santos Fonseca extraídos do acervo “Os Primeiros Tempos da Emissora ZYL 8 Rádio Barbacena”. Janeiro-1976 de autoria do Advogado e radialista José Theodorico de Paula.

Assim foi inaugurada a ZYL 8 Rádio Barbacena Ltda. Numa manhã de domingo, 11 de janeiro de 1948.

Em Barbacena, durante 3 anos, Maurílio Fonseca coordenou o Curso em Lato Sensu da Administração de Empresas da Candido Mendes.

Aos 24 anos, ocupou a Gerência do Sistema Industrial de Comunicação de Juiz de Fora, MG, composto por três emissoras. Participou de todo o sistema deste a montagem dos estúdios e auditório e do local para a implantação dos transmissores e antenas.

Devido ao progresso de suas atividades como engenheiro, Marílio Santos Fonseca montou 5 empresas no setor de edificações e imobiliário:
>MSF - Engenharia e Construções (Edificações).
>Teto - Consórcio Industrial Imobiliário (Incorporações).
>Ponto Planta - Venda e Administração de Imóveis.
>Arnaldo Gladosch – Arquitetura e Urbanismo (Planos Diretores e Loteamentos).
>Lajes Volterrama-Rio (Pré-fabricados de concreto armado e lajes). Vale ressaltar que, através da referida empresa foram construídas as lajes dos 10 Ministérios de Brasília. Também foi montada no DF, uma filial da Volterrama-Rio.

Em 2008, criou o Curso para Certificação Internacional na área de Engenharia de Custos, conveniado ao IBEC/AACE (American Association of Cost Engineering).

Hoje, o professor Marílio Santos Fonseca – residente no Rio de Janeiro segue à frente das suas diversas atividades no magistério, engenharia e construções, incorporações, vendas e administração de imóveis.

FONTE
Marílio Santos Fonseca.
Depoimentos ao longo de 2004.
José Theodorico de Paula. Advogado e radialista.
Acervo “Os Primeiros Tempos da Emissora – ZYL 8 Rádio Barbacena”. Janeiro-1976.
Neyde Maria Dias da Cruz Gonçalves. “Professora Neyde Gonçalves”. Pianista.
Apoio documental em setembro e fevereiro de 2004.
José Francisco dos Reis Fortes “Pingo”. Advogado e radialista.
Apoio documental em setembro de 2004.
Walmic Campos. Radialista.
Apoio documental em agosto de 2004.
João Pereira da Silva “Nhô Praxedes”. Radialista.
Apoio documental em maio, junho e julho de 2004.

PRÓXIMA POSTAGEM
Sabrina Silva Siqueira.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário