segunda-feira, 25 de outubro de 2010

JOSÉ ANTÔNIO LOPES

Prezado Rogério,
Sou barbacenense, nascido a 6 de janeiro de 1945, filho de Geraldo Lopes da Costa e Ormezinda Mendes Lopes.

O dia 27 de setembro é muito especial para mim.

Foi exatamente em 27 de setembro de 1962, o dia D para minha carreira de radialista. Com ela, passei a repórter e mestre de cerimônias.

Era eu o coordenador e apresentador da campanha de José Eugênio à prefeitura de Barbacena, percorrendo os bairros na caravana cívica da vitória, tendo a estampá-la o símbolo do saudoso PSD, cujo líder maior era o governador Bias Fortes.

Por que o 27 de setembro? Porque foi neste dia que viriam a Barbacena os grandes caciques do PSD, acompanhando JK em campanha para os candidatos pessedistas às prefeituras do país, e ele, em especial, para o plebiscito que aconteceria no 6 de janeiro seguinte para consulta ao povo sobre a permanência ou não do parlamentarismo. JK era contra e conseguiu a vitória.

Além de JK, viriam Benedito Valadares, Tancredo Neves, Israel Pinheiro, Gustavo Capanema, José Maria Alkimim, Último de Carvalho e muitos outros. O comício seria no centro da cidade, defronte ao monumento a Bias Fortes, em palanque que fora confeccionado pelo saudoso artista plástico barbacenense Osmar de Souza Faria "Neném Faria", que era uma réplica do Palácio da Alvorada.

Quem seria o apresentador do comício? Eu, com 17 anos, ou contrataria um mais experiente para cumprir a missão. Após um comício, não me lembro em que bairro, fui chamado pela Albertina, saudosa diretora da rádio Barbacena, que me fez a pergunta: Como é Zé, vai apresentar o comício? Respondi: Claro. Não sou eu o apresentador? Albertina respondeu: Sim, mas é muita responsabilidade. Eu disse: Quando comecei no rádio, foi para enfrentar os desafios... Vou apresentar o comício.

Vestido num terno bege com colete e gravata, cheguei ao centro da cidade por volta de 15 horas e a cidade, com pessoas aglutinadas da Matriz da Piedade à Igreja do Rosário. Não sei calcular quantas pessoas, mas nunca houve outro comício no centro da cidade como aquele do dia 27 de setembro de 1962.

Ficou definido que o comício seria aberto pelo governador Bias Fortes, em seguida pela ordem falariam Benedito Valadares, candidato ao senador; Biazinho, candidato a deputado federal; Ulisses Coutro, candidato a deputado estadual; José Eugênio, candidato a prefeito; Fernando Victor, em nome dos vereadores candidatos e o encerramento seria com o discurso de Juscelino, que assim começou: “Sinto-me neste palanque com se estivesse numa ilha não cercada por águas, mas cercada pelo coração do povo de Barbacena”.

E minha missão? A cumpri com desenvoltura. E daquela data até hoje, cumpri sempre a minha missão de mestre de cerimônias, repórter e comentarista, recebendo sempre os cumprimentos pelo dever cumprido na área jornalística que em fevereiro próximo completará 50 anos. E ganhei uma fã, que foi a minha patroa Albertina Abraão, que lembro sempre com saudades.

INÍCIO NO RÁDIO
José Antônio Lopes iniciou sua atividade jornalística em 20 de fevereiro de 1961, na Divisão de Esportes da Rádio Barbacena AM como comentarista e repórter.

Entre (1968-1969), notabilizou-se como o “Repórter da Camisa Amarela” época, em que o Vila do Carmo Sport Clube iniciava a sua caminhada rumo a Divisão Extra de Profissionais da Federação Mineira de Futebol.

Independentemente das incontáveis jornadas esportivas levadas ao ar pela Rádio Barbacena (lembro-me do seu trabalho desenvolvido com alegria e emoção) ao lado dos companheiros Marcus Vinícius Moreira Paes, Odecio Reis, Armando Santiago, Geraldo Henriques Alves de Faria, Fernandes Carlos, José Fernandes Paraíso, Vicente de Paulo Barbosa Silva, Adauto Ayres Machado, Cristovam Abranches, Carlos Alberto Gonçalves “Tostão” e de muitos outros que fizeram da Rádio Barbacena, indistintamente, o maior somatório de prestação de serviços esportivos.

Desde os anos 70, acompanho a trajetória do amigo José Antônio Lopes. Tive os meus primeiros contatos com ele a partir de 22 de junho de 1971, (minha iniciação nos microfones na Rádio Barbacena) ocasião, em que a emissora localizava-se no Edifício da Associação Comercial de Barbacena, centro.

Em 1990, como ponto alto da sua caminhada na Rádio Barbacena José Antônio Lopes criou e levou ao ar o programa “Momento Político” que, dois anos depois, passou a ser também apresentado pela Rádio Sucesso FM.

Hoje, ele segue na estrada do rádio apresentando o seu “Momento Político” pelos microfones das Rádios Barbacena-Globo AM e Sucesso FM.

José Antônio Lopes um profissional do mais alto nível, humano e dotado de valor incomum.

FONTE
José Antônio Lopes.
Depoimento em setembro e outubro de 2010.
Bruna Mara Macedo.
Jornalista e Publicitária. BarbacenaOnline (contato@barbacenaonline.com.br)
Apoio documental em setembro de 2010.

AGRADECIMENTO
Administração e funcionários do Portal de Notícias www.barbacenaonline.com.br

PRÓXIMA POSTAGEM
Hélio Calixto da Costa “Hélio Costa”. Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário