domingo, 25 de julho de 2010

LUIZ LÚCIO DE ALMEIDA

Ladeado pelos amigos e jornalistas Edinando Borges, Messias Márcio Thomaz e Cristóvam Abranches a nossa homenagem e reconhecimento ao ilustre companheiro do rádio Luiz Lúcio de Almeida. Um amigo de longa data que segue mantendo estreita ligação com a comunidade barbacenense através do rádio.

Luiz Lúcio de Almeida nasceu em Barbacena, em 6 de março de 1950.

Filho de Olinto Ferreira Vidal e Waltrudes Mariana de Jesus.

De origem humilde, o garoto da periferia começou sua luta cedo.
Mesmo com o rigor dos pais, deixava de ir à escola para jogar bola, mas foi um dedicado aluno.

Seu primeiro emprego, na luta pela sobrevivência, foi o de carteiro.
Cortando ruas e ruas, entregando boas e más notícias, como fazem todos os carteiros, mas com mérito e a dignidade da profissão.
À noite, conciliando os desejos da juventude, se preparava para o concurso da extinta Caixa Econômica Estadual, onde também atuou por alguns anos.

No balcão da agência da Caixa, sua atuação era a de um relações públicas. Amável e simpático, a todos conquistava com seu carisma.

Com uma voz possante, foi levado para a rádio pelo legendário Barbosa Silva, da Rádio Barbacena. Barbosa era o campeão de audiência da época, com o programa Flagrante, recheado de informações e comentários políticos.

Luiz Lúcio, muito dedicado, aprendeu com o mestre a ser um repórter sem pedantismo ou arrogância. Durante oito anos atuou com desenvoltura na Rádio Barbacena.

Simpático à política dos Andradas, foi de encontro à liderança do então jovem vereador Antônio Carlos Andrada, que na época organizava, com habilidade e talento, as empresas da família.

Na época, ano de 1987, a Correio da Serra mantinha no ar três jornalões diários de 30 minutos de duração: Correio da Manhã, Correio da tarde e Correio da Noite.
Luiz Lúcio de Almeida, recém chegado à rádio e ex-funcionário da Minas Caixa, banco estatal que havia quebrado, assume na condição de apresentador, a convite de Toninho Andrada o programa Correio em Debate.

Em 1991, Luiz Lúcio assume oficialmente o comando do programa Sinal de Alerta se notabilizando através da campanha lançada pela emissora em prol de Flávio Simões um jovem de 15 anos de idade portador de leucemia.

Com o apoio do diretor comercial da Correio da Serra, Moacir Silva Filho, apoiado pela Divisão de Jornalismo a Correio da Serra mandava para o ar a campanha “SOS Flávio Simões”. A princípio a campanha teria 24h de duração, mas passou de cinco dias.

As outras duas rádios da cidade, a Sucesso FM e Barbacena AM entraram na campanha. Em pouco tempo as pessoas abraçaram a causa e passaram a fazer pedágios nas ruas e arrecadar dinheiro para bancar o tratamento de Flávio.

A resposta do povo foi impressionante com uma arrecadação de seis milhões. Quatro milhões a mais do que o necessário. Até que apareceu um hospital de Curitiba, PR, que fez o tratamento gratuitamente.

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar transportou Flávio e seus familiares para Curitiba para o transplante de medula óssea. Infelizmente Flávio não suportou o pós-operatório e veio a falecer.
Surgiu então Barbacena, a cidade mais solidária do mundo.

Outras campanhas se sucederam com o mesmo êxito, como a da jovem Cristina Moreira, do bairro Diniz II; Ariane Vidal, do Grogotó; a menina Jéssica, do campestre I; Tainá, do Ipanema; Wendell, do São Pedro e tantas outras.

Assim, Luiz Lúcio chegou à Rádio Correio da Serra para se tornar dono da maior audiência na cidade com o programa Sinal de Alerta. Um programa popular, de informações de cunho filantrópico.

Luiz Lúcio comandou sozinho o programa até 2000, quando passou a dividir a missão com o radiojornalista Cristóvam Abranches.

Para Cristóvam Abranches, o programa é líder de audiência e encontra ressonância em todas as camadas da população. “Divulgamos o que efetivamente acontece na cidade e região e dedicamos boa parte de nosso tempo para ajudar as pessoas. Nenhuma outra rádio dedica tanto tempo à solidariedade”.

“O Sinal de Alerta sempre foi um espelho popular”, diz o jornalista Messias Thomaz, que foi um dos integrantes da equipe de jornalismo logo que o programa foi lançado.

São dezenove anos de uma fiel audiência, com lágrimas, emoções e quase sempre com o alívio real das necessidades permanentes do povo. A origem de tamanho desprendimento foi adquirida como confrade da Sociedade de São Vicente de Paulo.

De segunda a sexta, Luiz Lúcio de Almeida abre seu programa radiofônico, pela Correio da Serra AM com a frase “Na cidade mais solidária do mundo, está entrando no ar o Sinal de Alerta”.

Para Luiz Lúcio, o respaldo da população de Barbacena é impressionante. “Fico cada dia mais surpreso. É só divulgar que alguém precisa de algo, que logo as pessoas estão se prontificando a ajudar”, ressalta o apresentador lembrando dos resultados obtidos nas Campanhas Natal Legal, para recolher brinquedos e roupas no final de cada ano.

E foi na esteira do sucesso de seu programa que Luiz Lúcio chegou à Câmara Municipal, onde atuou com bom trânsito entre todos os vereadores. No quesito diplomacia, só perdeu para Amarílio Andrade.

Elegeu-se a condição de suplente em 1996 (faltando apenas oito votos) e vereador em 2000, com 822 votos.
Candidato a vereador em 2004 e 2008, Luiz Lúcio volta a ser suplente.

Como vereador, prestou homenagem aos companheiros da Sociedade de São Vicente de Paulo, apresentando o projeto de lei que institui o Dia dos Vicentinos. Depois de aprovado por unanimidade, a lei 3669 estabelece o dia 23 de abril para celebrar a data. A lei foi sancionada pelo prefeito Célio Mazzoni.

Luiz Lúcio de Almeida pode ser chamado de herói ou de ídolo do rádio. Um profissional de grande coração e reconhecida liberalidade.

FONTE
Edinando Borges. Jornalista.
Jornal de Sábado. Coluna “Perfil” de 20/04/2002.
Messias Márcio Thomaz. Jornalista. MG-4.775.396.
Acervo: “A História do Sinal de Alerta”. Em 23 de junho de 2009.
Acervo: “Solidariedade no Ar”. Jornal Correio da Serra/Região em 29/07/2004.
Cristóvam Abranches.
Apoio documental. Jornal Correio da Serra/Região em 29/07/2004.
Luiz Lúcio de Almeida.
Apoio documental em julho de 2010.

PRÓXIMA POSTAGEM
Álvaro de Azeredo Coutinho.
Rádio Correio da Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário