sábado, 31 de julho de 2010

ÁLVARO DE AZEREDO COUTINHO "ALVINHO"

Álvaro de Azeredo Coutinho nasceu em Barbacena no dia 16 de janeiro de 1952.

Filho de Álvaro Monteiro de Azeredo Coutinho e Maria Leite de Castro Coutinho “Dona Totoca".

Iniciou as suas atividades profissionais aos 15 anos de idade, como funcionário do Cartório de Registro de Títulos e Documentos e CPES Jurídicas (Cartório Rettori).

Ingressou na Rádio Correio da Serra AM, com sede no Edifício Automóvel Clube, em 1969, levado pelo amigo Antoninho Martinez Stéfani.

Apresentou, durante um bom período, os programas “Show das Dez” e “Fim de Noite” apontados como horários de maior audiência da rádio.

Incentivado pelos companheiros Antoninho Stéfani, Tíndaro Caldas, colaborou com o jornalismo da Correio da Serra, onde fez sucesso interpretando páginas escritas pelo diretor administrativo da emissora, Enir de Magalhães Costa.

Criou e apresentou “A crônica que você não leu” e na maioria das vezes, mocionava-se com as notícias que transmitia.

Nessa época, fez um artigo sobre o brutal assassinato de um aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, o que lhe valeu uma homenagem especial por parte do Comando da Escola Preparatória de cadetes do Ar.

Na Correio, também atuou como programador musical e repórter.

Deixou a Rádio Correio da Serra em meados de 1972.

Apaixonado pelo rádio, trabalhou na Sociedade Rádio Rural AM de Muzambinho, MG, onde apresentava, diariamente, o programa da Ave-Maria. Também em Muzambinho, se tornou Maçom.

Funcionário concursado do Banco do Brasil trabalhou nas cidades de Andradas e Baependi.

Além do rádio, foi campeão de natação em várias competições e por vários anos seguidos, representando Barbacena, como atleta da Praça de Esportes Silvio Raso e o Colégio Estadual Professor Soares Ferreira.

Teve como seu treinador o grande mestre Delmo Maria da Silva, que o incentivou, desde criança, na prática dessa modalidade esportiva.

Evidentemente, que como radialista, cronista e repórter Álvaro de Azeredo Coutinho se tornou responsável por uma grande parte que se traduz qualitativamente, a história da Rádio Correio da Serra.

Ganhou a preferência do povo, dispensou com humildade várias honrarias e participou dos grandes acontecimentos do nosso rádio.

Faleceu em Belo Horizonte no dia 19 de outubro de 1983, onde se encontrava hospitalizado.

FONTE
Delliane Azeredo de Castro Coutinho.
Antoninho Martinez Stéfani.
Tíndaro Caldas.
Depoimentos ao longo de 2006.

PRÓXIMA POSTAGEM
Aristóbulo de Castro e Ana Maria Fiorino.
Rádio Barbacena AM.

Um comentário:

  1. Com o Álvaro vivi bons momentos de minha vida. Namoramos uma bom tempo de nossa adolescência e juventude.

    Realmente a Rádio Correio da Serra era uma paixão em sua vida.
    Alvanete

    ResponderExcluir