sexta-feira, 1 de março de 2019

ROGÉRIO LUIZ PEREIRA BARBOSA DA SILVA


Natural de Barbacena, onde nasceu em 02 de outubro de 1959.
Praticamente, nasceu em uma emissora de rádio. Filho do saudoso comunicador e vereador Barbosa Silva (Rádio Barbacena), falecido em 1986, Rogério Barbosa iniciou sua trajetória no rádio, ainda muito jovem, por volta de 1973, na antiga Rádio Barbacena.  Seus primeiros passos, sempre guiados pelo pai, se resumiam a tão somente fazer algumas cobranças externas.
Com o passar do tempo, final de 1974, iniciou atividade de “operador” de Studio.  Nesta função permaneceu até 1975. Sempre atento a tudo o que acontecia no cenário interno da emissora, foi exatamente neste ano que teve sua primeira oportunidade.
“Em 1975, Cristovam Abranches era Diretor Artístico da Rádio Barbacena. Havia um programa noturno, se não me engano, Suave é a Noite”,  cujo locutor não pôde comparecer por problema de saúde. Cristovam Abranches me chamou e disse: “ tai a sua chance. Você vai fazer o horário de 22 às 24h”.  Pronto. Tremi nas pernas e fui apresentar o meu primeiro programa ao vivo. Daquele ano de 1975 pra cá não parei mais”. Em 1976 já atuava em horários diurnos apresentando programas que rendiam grande audiência. “Bom dia Cidade” e “Tarde Contagiante” eram atrações de retorno garantido. Neste mesmo período dividia as tardes da Rádio Barbacena com José Rubens de Albuquerque, que acabara de chegar à emissora. Enquanto cumpria minhas tarefas radiofônicas prossegui em meus estudos. Diplomado em Mecânica fui trabalhar na FIAT, em Betim, e durante alguns anos exerci atividades em emissoras da capital como “free lance. Fui repórter de campo, narrador esportivo, noticiarista e apresentei programas musicais noturnos. Em 1982, retornei a Barbacena, exatamente para a Rádio Barbacena. Em 1986, com o falecimento do meu pai, e, por coincidência com a entrada da Rádio Sucesso FM, deixei  a Rádio Barbacena indo para a Rádio Sucesso FM, a convite do meu eterno amigo e irmão José Rubens e do Jornalista  Hélio Costa, onde permaneci até 1997, como locutor e Diretor Artístico. Neste ultimo ano fui convidado, juntamente com Cristovam Abranches,  para coordenar e montar a , à época,  Rádio 104 FM, mais tarde Show FM  e hoje 93 FM. Em janeiro de 2002 , deixei a 104 FM retornando para a Rádio Sucesso FM, onde me encontro até a presente data. Ainda na Coordenação Artística e, pelo triste falecimento de Antônio Marcos, assumi também  a Coordenação e Apresentação do “Contato Direto”.
Rogério Barbosa enfatiza que não vê sua vida sem o Rádio: “Sou grato a tudo que o Rádio me deu. Ajudou na minha formação moral e intelectual. São muitas as pessoas as quais preciso agradecer, por isso, em nome de todos estes amigos e incentivadores, agradeço ao meu saudoso pai, Barbosa Silva. Foi ele que me ensinou tudo o que sei de rádio, me incentivou nos momentos em que achava que  talvez este não fosse o caminho, e mostrou-me a ser humilde e entender que “em rádio nada se cria, tudo se copia”. Mas, do alto de sua sabedoria, meu pai, alertou-me para uma razão muito especial dentro do rádio: ”não pense que sabe tudo, pois é aí que você erra e se perde”. No Rádio, a cada segundo, cada minuto, um novo aprendizado surge, sem que estejamos a esperar. E, estar aqui participando deste brilhante trabalho, desenvolvido pelo meu amigo Rogério Varandas,  com quem tive oportunidade de trabalhar durante vários anos, é uma enorme honra. O projeto "Radiodifusão" é uma forma efetiva de se manter viva a história do rádio e de personagens que o construíram em Barbacena. Perpetuar esta história é manter o rádio cada vez mais vivo. Estamos vivos. Valeu meu xará, Rogério Varandas”.


Fonte-créditos: Rogério Luiz Pereira Barbosa da Silva.
Apoio documental em 01.03.2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário