segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

WENCESLAU RESENDE DE ASSUNÇÃO








Nascido em 9 de junho de 1943, em Ressaquinha, MG, filho de Amantino Resende de Assunção e Marieta Gonçalves de Resende falecida aos 101 anos. Casado com Marina Fernanda de Souza Resende e mora em Barbacena, MG.
 
Filiado a AMCE (Associação Mineira de Cronistas Esportivos) e ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) há mais de 27 anos. Suboficial da Força Aérea Brasileira na ativa e 2º Ten na Reserva.

Há mais de 30 anos Wenceslau trabalha no rádio como locutor noticiarista, cobrindo evento sociais, apresentando programas diversos, mas a sua especialidade é mesmo a área esportiva, em funções como redator, narrador, comentarista e repórter.

Ingressou no rádio esportivo em 1982, ao aceitar um convite de Silva Júnior, Carlos Alberto dos Santos e Ari da Silva Neto componentes da equipe de esportes da Rádio Correio da Serra AM, empresa administrada pela tradicional família Andrada. Eles transmitiam uma final de campeonato amador entre o Andaraí Esporte Clube e o América Futebol Clube.
 
Ao ser entrevistado como técnico campeão pelo Andaraí, Wenceslau foi convidado para fazer parte da equipe esportiva como comentarista, onde participou de transmissões de jogos pelos campeonatos mineiro, carioca, brasileiro, Copa Sul Americana, Conmebol e amistosos envolvendo a seleção brasileira.

Fez carreira na Rádio Correio da Serra e comandou o Departamento de Jornalismo e esportes na administração de Ivair Toledo de Paiva.

Foi escolhido Personalidade Visão na área de cronista esportivo em 1987.
Também agraciado com vários diplomas de honra ao mérito conferidos pela Liga de Desportos de Barbacena, Olympic Clube, América Futebol Clube, Andaraí esporte Clube e Associação dos Corredores de Rua de Barbacena (ASCORB) e Troféu Danton Nabuco Gameiro, eleito o melhor narrador esportivo em 1997.

Em outubro de 1985, foi convidado para integrar o quadro de profissionais da Rádio Barbacena AM, para atuar como locutor noticiarista apresentando o programa RB Notícias, no esporte e como agente no departamento comercial da emissora.

Em 1986, recebeu da direção da emissora a incumbência de dirigir o Departamento de Esportes com a missão de reestruturá-lo visando à cobertura de jogos, tanto dos campeonatos regionais como mineiro, brasileiro, Copa do Brasil, Sul Americana e Libertadores.

Wenceslau promoveu, durante nove anos consecutivos, uma competição denominada Copa Regional Beneficente de Futebol envolvendo 32 agremiações com apoio da Rádio Barbacena através da sua Diretora Geral Dra. Maria Isar Tamm Bias Fortes, do Diretor Administrativo Sérgio Malta e apoio logístico de Silvio Romano Quintão presidente do Andaraí Esporte Clube. 

Wenceslau Resende de Assunção venceu uma série de desafios na sua humilde trajetória no rádio esportivo, por acreditar que nada supera a vontade, coragem, determinação, idealismo e amor sempre tentando fazer bem feito.


Fonte-Créditos:
Enciclopédia Rádio Esportivo Mineiro – Editora Insular. Ano de lançamento: 24.03.2014. Local: Estádio Magalhães Filho -Mineirão.
Organizadoras (Agradecimentos especiais)
Nair Prata – Jornalista e professora da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e Maria Cláudia Santos – Rádio Itatiaia, Belo Horizonte, MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário