quinta-feira, 9 de junho de 2011

CLERY RENAULT

Prezado Rogério

Antes de tudo quero agradecer por você ter se lembrado da minha pessoa para o seu trabalho, uma vez que a minha contribuição para a radiofonia de Barbacena foi a mais ínfima possível, num setor que produziu e continua produzindo nomes de primeira linha para o engrandecimento do rádio.

Vou tentar dar a minha modesta colaboração, embora tenha que fazê-lo valendo-me apenas da memória, que já não é muito boa depois de 78 anos.

Tudo que eu tinha nos meus escritos perdeu-se nas minhas andanças. Muita coisa recordei ao ler as suas matérias, embora, em alguns casos, elas não estejam muito de acordo comigo. Por isso não vou citar datas e meus relatos não estarão em ordem cronológica.

Para ser mais explícito, estou em dúvida até sobre o ano em que comecei a trabalhar na Rádio Barbacena.

Clery Renault, nascido em 3 de outubro de 1932 na cidade de Santos Dumont MG, filho de Zenon Renault e Climene Xavier Renault. Atualmente moro em Juiz de Fora, MG.

Comecei na Rádio Barbacena, acho que em 1952, tendo trabalhado também na Rádio Correio da Serra, por ocasião da sua inauguração.

Paralelamente ao meu trabalho em rádio, fui diretor do Andaraí Esporte Clube, Liga de Desportos de Barbacena - LDB, Liga de Esportes Especializados (vôlei, basquete e futebol de salão), AABB de Barbacena, membro da primeira diretoria da ABIR – Associação Barbacenense de Imprensa e Rádio, bem como secretário de Junta Disciplinar Desportiva da LFMB. Isso sem falar que “fingia” trabalhar no Banco do Brasil.

Quando ingressei na Rádio Barbacena, levado pelo Barbosa Silva, era diretor da mesma o Hélio da Fonseca Moisés.

Minha principal função, tanto da Rádio Barbacena como na Correio da Serra, foi no Departamento de Esportes, fazendo algumas incursões pela locução comercial e operador de áudio.

É bom frisar que para a Correio da Serra quem me levou foi também o Barbosa Silva.

Foram muitos os colegas com quem trabalhei. Vou citar os que a minha memória se lembra. Os outros que me desculpem: Barbosa Silva, Hilton dos Reis Navarro, Alamiro Pires, José Faria, Nilcea Prenassi, Glorinha Sampaio, Sergio Fernandes, Nilo Milagres, Marinho Rocha, Vicente Carneiro, Paulo Barbosa, Fernandes Carlos, Nadyr da Silveira, Elias de Souza e Silva, Belarmino Azevedo, Netuno Nézio, Luiz Raimundo Canuto Chaves, José Francisco dos Reis Fortes, Odecio Reis, Walmick Campos, Saulo Ramos, Max Leandro, Antônio de Castro, Geraldo Magela Tavares, Armando Santiago.

Por um dever de justiça, quero citar também a Elza Silva, locutora e radio atriz que trabalhou conosco quando a Rádio Barbacena era no prédio do “Zé Francisco” (edifício José Francisco), localizado a Rua Primeiro de Maio, centro, e que deu uma grande colaboração para o engrandecimento do rádio e, não sei por que, não foi citada por ninguém.

Um abraço do amigo, Clery Renault

FONTE
Clery Renault.
Depoimento em 02/06/2011. Juiz de Fora, MG.
José Léo Renault Grossi.
Apoio documental em maio-2011.
Alba Watson Renault.
Apoio documental em maio-2011.

Próxima postagem:
Elza Esmênia Silva.
Locutora e radio atriz da Rádio Barbacena AM.

Um comentário:

  1. Mais uma vez parabéns pelo projeto e obrigada pela oportunidade única de conhecer essa história que se não fosse seu blog continuaria desconhecida ou apenas na memoria de poucos até um dia desaparecer por completo. Alba Watson Renault

    ResponderExcluir