NILO CÉSAR DE PAIVA
Nasceu em Barbacena em 4 de maio de 1951.
Filho de Passos de Paiva e Eunice da Costa Paiva.
Em setembro de 1969, iniciou suas atividades profissionais na ZYL 8 Rádio Barbacena AM nas funções de sonoplasta de estúdio e auxiliar de transmissões externas, sob o comando técnico de Marinho Luiz da Rocha, supervisão de Nilo Milagres e apoio da dupla José Cláudio dos Santos e Olinto Moreira de Faria.
Foi levado, para a emissora, aos 20 anos de idade, pelos companheiros Cristovam Abranches e Carlos Alberto Junior “Tostão”.
Entre as varias atividades que desenvolvia inicialmente, foi sonoplasta dos programas “Coquetel de Melodias”, “SF Seu Criado às Suas Ordens” e “Bazar de Melodias” com Lázaro Ilmar Ferreira Carneiro “Sérgio Fernandes”; “Carnet Social” com Vera Lúcia Gonçalves “Verinha”, Rogério Varandas e Hederson Varandas; “Uma Página Para Você” com Walmick Campos; “Canta Sertão” com Raimundo de Àvila “Nhô Fidêncio” e Amando Santiago; “Sucessos que o mundo aplaudiu” com Adauto Ayres Machado, Cristovam Abranhes e Rogério Varandas; “Flagrantes” com Vicente de Paulo Barbosa Silva “Barbosa Silva” e Nadyr da Silveira; preces da “Ave Maria” com Adaulto Ayres Machado, Walmick Campos e José Maria Beraldo Rigotti; “Pediu Tocou” com Cristovam Abranches.
Tempos depois, passou a acumular suas funções técnicas com as de contra regra de estúdio sob a orientação de Nadyr da Silveira.
Em janeiro de 1971, Nilo César deixou a Rádio Barbacena por ter sido aprovado em Concurso Público para a Prefeitura Municipal de Barbacena, onde ficou até abril de 1974. Meses depois foi para a Rede Ferroviária Federal de onde se aposentou em agosto de 1997.
Paralelamente às funções exercidas junto a Rede Ferroviária Federal, Nilo César continuou colaborando como com a Rádio Barbacena.
A partir de 24 de fevereiro de 1976, passou a acumular as funções de redator e repórter de campo em colaboração com a Divisão de Esportes comandada à época, por Vicente de Paula Barbosa Silva.
Passou a cobrir a agenda diária dos clubes da cidade representados por Andaraí, Vila do Carmo, Olympic e América, representando-os, durante as edições das memoráveis Mesas Redondas levadas ao ar aos domingos com as participações de Ari Lopes, Marcus Vinícius Moreira Paes, Odecio Reis, José Eugênio Dutra Câmara, Silvio Romano Quintão, Armando Santiago, José Antônio Lopes, Geraldo Henriques Alves de Faria, Adauto Ayres Machado, Aloísio Durant, Ângelo Dutra e de tantos outros guerreiros do esporte barbacenense.
Nilo César viveu momentos de intensa atividade profissional sempre ladeado pelos companheiros Hederson Varandas, Cristovam Abranches, Sérgio Fernandes, Nilo Milagres Filho “Nilinho”, Nadyr da Silveira, Vera Lúcia Gonçalves “Verinha”, Carlos Alberto Junior “Tostão”, Nairon Noronha, José Cláudio dos Santos, Gilberto Reis e outros mais. Sobrava na turma por causa do estilo arrojado e irreverente de comunicar.
Nilo participou de diversos eventos. Das coberturas carnavalescas, das jornadas esportivas, das exposições agropecuárias e das incontáveis coberturas externas realizadas pela emissora. Em 1970, ao lado do repórter Hederson Varandas participou da cobertura do Carnaval da cidade de Santos Dumont.
Nilo César de Paiva com o coração escancarado e transbordando de alegria doou parte de importante contribuição para o desenvolvimento da Rádio Barbacena. Fez parte de uma época motivada da emissora disposta a colecionar desafios.
Ajudou a levar a informação, entretenimento e música por meio da programação da Rádio Barbacena, veículo pelo qual teve imenso respeito.
Nilo César de Paiva, obviamente, um nome querido a ser perpetuado na galeria de expressões da radiodifusão barbacenense. Merece nossa homenagem e reconhecimento!
FONTE
Nilo César de Paiva.
Depoimento em novembro de 2010.
Projeto Radiodifusão “A História das Emissoras de Rádio de Barbacena”.
Acervo/Apoio documental.
PRÓXIMA POSTAGEM
José Silvério Ribeiro.
Rádios Correio da Serra e Barbacena.
Notável personalidade
Há 2 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário