quinta-feira, 12 de abril de 2012

PAULO JOSÉ DE ANDRADE

Nasceu em Barbacena, MG, em 24 de abril de 1973.

Filho de Sérgio Gonçalves de Andrade e Marta Augusta de Andrade.

Bacharel em Psicologia e radialista.

Iniciou a sua carreira no em 04 de dezembro de 1990, através da ZYL 8 Rádio Barbacena AM (hoje, afiliada ao SistemaGlobo/Brasil.).

Foi convidado a ingressar na emissora pelo seu primo Rildo, funcionário do Clube Barbacenense. Seu primeiro passo para o sucesso foi exercer a função de faxineiro, fato que encarou como desafio rumo ao sonho de tornar-se um dia radialista. Conseguiu!

Amparado pelo diretor administrativo Sérgio Malta, também exerceu as funções de organizador burocrático e de oficie-boy.

Tempos depois assumiu os cargos de sonoplasta, discotecário, produtor de programas e locutor. Sempre produziu e comandou os seus próprios programas.

Paulo José, amparado pelos amigos Sérgio Malta, Osmarino Eustáquio e Carlos Barbosa fez a sua estréia como locutor-animador através do Programa “Domingo Musical”, em substituição a José Fernandes Paraíso que, por motivos de saúde retirava-se do ar.

Em sua caminhada radiofônica sempre colecionou grandes amigos tais como Soldado Valério, Adaulto Ayres Machado, Carlos Barbosa, Tarcisio Duarte, José Fernandes Paraíso e Osmarino Eustáchio “Bolinha”.

Em 2002, Paulo José teve a sua dedicação profissional reconhecida pela Diretora Danuza Carneiro Bias Fortes sendo registrado oficialmente na função de Locutor-Animador.

Mais tarde, idealizou e apresentou os programas “Super Sábado 820” e “Boa Tarde RB”, apoiado pelo diretor artístico Sérgio Assis “Cocada”

Também a partir de 2002, passou a colaborar com o setor de Jornalismo, coordenado por Rogério Varandas.

Visualizando novas perspectivas, Paulo José contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento do setor ao lado dos companheiros: Wagner de Oliveira, Darcy José Emidio, Tatiana Belo Evangelista, Miriam Cristina, Patrícia Bonoto, Awdy Weyder Resende, Caetano Goulart, Nayra Cristina Anastácio de Paula, Lívia Maria Faria Leite, Millena Fernanda Salles da Rocha, Roberta Barreto, João Raposo, Ângelo Wiermann, Rodrigo Madeira e Wenceslau Resende.

Paulo José foi o primeiro locutor-noticiarista a apresentar o informativo “O Globo no Ar”, sendo supervisionado à época, pelo diretor das afiliadas do Sistema Globo de Rádio Brasil.

Paulo José possuidor de uma comunicação fácil, peculiar e extremamente educada na lida com os seus ouvintes, tornou-se um especial elo de profissionalismo entre a Rádio Barbacena e a sociedade barbacenense.

Extremamente humano Paulo José enfatiza que:
“A experiência adquirida junto aos microfones da Rádio Barbacena, contribuiu em muito para o meu crescimento como cidadão. Sou sabedor de que, minhas atuações como radialista e, hoje, como Psicólogo, fazem parte de todo um processo somatório em prol de uma sociedade às vezes combalida, carente de dedicação profissional, tanto humano quanto social. Que as minhas atuações ao microfone possam continuar chegando aos lares em forma de esperanças e solidariedade humana. Que eu possa continua sendo útil e solidário através do microfone da Rádio GloboBarbacena-Brasil”.

Desde o ano de 2009, Paulo José de Andrade segue colaborando com os diversos departamentos da emissora, de forma especial, como assessor da área administrativa da Rádio GloboBarbacena-Brasil.

FONTE
Paulo José de Andrade.
Depoimento documental em abril de 2012.
Foto: Paulo José de Andrade. Estúdio da Rádio GloboBarbacena-Brasil.
Projeto Radiodifusão “A História das Emissoras de Rádio de Barbacena”. Apoio documental. Rogério Varandas. Agosto-2005.

Outras postagens em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário