Caro Rogério Varandas,
Nasci em Barbacena no dia 18 de março de 1974.
Sou filho de Jayme Carvalho Ribeiro e Célia de Medeiros Ribeiro.
Graduado em Administração de Empresas.
Graduado em Pedagogia.
Pós-Graduado em Docência Superior.
Atualmente exerço a função de educador e supervisor técnico da Escola SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Barbacena.
Minha primeira experiência no rádio foi em 1998. Foi aberto um processo seletivo para locutores na Rádio Correio da Serra.
O diretor artístico da emissora à época era o saudoso Adauto Machado. Foi ele que avaliou meu teste feito ao vivo e aprovou meu período de experiência.
Trabalhei na Rádio Correio da Serra durante dois meses acumulando as funções de locutor e operador de mesa. Logo depois veio a oportunidade de trabalhar no SENAI e deixei a emissora.
Desde os dez anos de idade eu tomei um fascínio especial pelo rádio. Era ouvinte assíduo do Zé Bettio da Rádio Capital de São Paulo, do Luiz de França na Rádio Globo.
Logo depois, quando tinha uns treze anos descobri a rádio escuta em ondas curtas, quando comecei a viajar pelas ondas da Rádio Aparecida, Rádio Inconfidência e daí foi um pulo para a rádio escuta internacional: BBC de Londres, Voz da América, Rádio França Internacional. Até participei de um sorteio realizado pelo programa brasileiro da Voz da América em 1992, e ganhei um belíssimo rádio de 15 faixas.
O fascínio pelo rádio prosseguiu. Mesmo trabalhando no SENAI mantinha um grande interesse pela locução, fruto de minha pequena experiência na Rádio Correio da Serra.
Confesso que o jornalismo foi a principal atividade desenvolvida por mim junto ao rádio desde que, fundei em 1998, a Empresas Democrata de Comunicação responsável pela manutenção do jornal O Democrata.
A partir daí a magia do jornalismo passou a fazer parte da minha vida. O Democrata com circulação regional se manteve ativo até 2006.
Devido à fundação do jornal, estreitei contato com Danuza Bias Fortes, então diretora da Rádio Barbacena. Expliquei a ela meu interesse em realizar participações “free-lance” e ela aprovou. Foi aí, que tive contato com o grande amigo Rogério Varandas que me deu a grande oportunidade de participar ativamente no jornalismo da Rádio Barbacena.
A experiência na Rádio Barbacena foi mais completa. Rogério Varandas reservou um espaço especial no programa “RB Notícias” na condição de comentarista. Ali desenvolvi muito do comentário profissional, envolvendo política, noticiário econômico e social. Na Rádio Barbacena cheguei até a fazer flashes ao vivo de Belo Horizonte.
Dois ícones me influenciaram e me deram muito apoio no rádio: Adauto Ayres Machado e Rogério Varandas. Aliás, dois profissionais de primeira grandeza e dois vozeirões de nosso rádio local.
Com o Adauto Machado aprendi a impostação da voz, a experiência da leitura no microfone. A experiência sob a orientação de Rogério Varandas foi mais completa. Participando do “RB Notícias” eu pude experimentar momentos como repórter.
Na Rádio Barbacena os horizontes expandiram e inclusive fui convidado por Marcelo Santana a fazer participações no jornalismo da Rádio Fama em Carandaí.
Antes da Rádio Barbacena entrar para o Sistema Globo/Minas eu fiquei um período fora das atividades radiofônicas. Retornei novamente ao rádio, na Rádio Barbacena hoje, Globo Barbacena, sob direção do Sérgio Malta, novamente a pedido da Danuza Bias Fortes. Isto entre 2004 e 2005.
Neste período me identifiquei muito e fiz um trabalho muito bom com o Victor Vicenze no programa “Manhã da Globo”, principalmente aos sábados, quando montávamos matérias especiais. Uma reportagem que marcou muito foi a que realizamos sobre os 40 anos do Jubileu de São José Operário. Neste período fiz também cobertura jornalística do carnaval, exposição agropecuária e noticiário político e social.
Como disse, depois de uma rápida parada, retornei à Rádio Barbacena em 2006, no “Manhã da Globo” em companhia do amigo e apresentador Carlos Barbosa.
Na Globo Barbacena fiz uma coletânea de amigos entre eles: Osmarino Eustáquio Coelho “Bolinha”, Paulinho, Newton Bergamaschi, Victor Vicenze, Sérgio Malta, Darcy Emídio e Carlos Barbosa.
Em outubro de 2006, afastei-me das atividades radiofônicas em função de um enorme trabalho de pesquisa que estou realizando, relacionado à história econômica de Barbacena e região. A pesquisa ganhou corpo depois que encerrei meu curso superior à distância que fiz pela UNISUL Universidade do Sul, Santa Catarina.
Neste mesmo ano iniciei meu curso de pedagogia. Várias outras responsabilidades assumidas no SENAI não me permitiram mais continuar participando do rádio.
O projeto principal neste momento é a formatação já em fase final, do 1º volume de História Econômica do Município de Barbacena, que será lançado agora em 2011. Também já iniciei a redação do 2º volume com previsão de lançamento para 2013.
O Rádio representou muito em minha formação profissional. A radiodifusão ainda me fascina muito, principalmente na área do jornalismo, do estilo CBN, a Central Brasileira de Noticias.
Creio que ainda terei oportunidade de voltar ao rádio no momento que estiver mais tranqüilo. Com a minha agenda menos sobrecarregada.
Tenho a absoluta certeza de que, a evolução do setor da educação do futuro e da educação à distância, além das novas tecnologias do diversificado universo da comunicação, serão as nossas principais ferramentas. Com certeza a experiência que tive nas Rádios Correio da Serra e Barbacena irão me ajudar muito na utilização destes processos educacionais do futuro.
Minhas passagens pelos microfones das Rádios Correio da Serra e Barbacena me proporcionaram vasta experiência na área da comunicação.
Nas duas emissoras, aprendi o valor das amizades. Aprendi os limites que cada um tem e principalmente, a respeitar ainda mais todos os que trabalham neste meio. Tenho saudades.
FONTE
José Silvério Ribeiro.
Depoimentos em dezembro de 2010.
Sabrina Silva Siqueira. Crédito/Foto-José Silvério Ribeiro.
Estúdio da Rádio Barbacena-GloboMinas. Novembro/2010.
PRÓXIMA POSTAGEM
Daniela Camila Araújo.
A.B.C. Rádio e Televisão Ltda – Sucesso FM.
Notável personalidade
Há 2 dias
Meu pai, Clery Renault, também participou da Rádio Correio da Serra. Ele conta isso, eu era muito pequena prá me lembrar.
ResponderExcluirSerá? Acho que não participou não ... se não tinha sido citado não é?
ExcluirSerá?
ResponderExcluir