sexta-feira, 30 de abril de 2010

CARLOS ALBERTO GONÇALVES JUNIOR

CARLOS ALBERTO GONÇALVES JUNIOR.
Nome artístico - Tostão.
Nascido em Barbacena em 14 de outubro de 1950.
Filho de Carlos Alberto Gonçalves e Heth Gomes Gonçalves.

Carlos Alberto surgiu, como qualquer outro nome que, por felicidade nasce predestinado a um lugar maior no rádio.
Seus primeiros passos foram experimentados e aperfeiçoados nos corredores da ZYL 8 Rádio Barbacena a partir de 1965, levado por seu pai Carlos Alberto Gonçalves o “Paladino dos Teclados”.

Na RB, ainda muito jovem, sob a orientação profissional do pai, mostrou requinte de classe e grandeza de aptidões em cada intervenção.
Passou por todos os departamentos da emissora, à época, administrada em dualidade, por Sônia Pereira da Silva e Albertina Abrahão, atuando como operador de áudio, locutor comercial, radioator, narrador e repórter esportivo.

Além disso, foi notória a sua disposição que rapidamente se espalhou entre todos que compunham a equipe da emissora, que viram, em Carlos Alberto um nome maiúsculo a despontar, no meio radiofônico da cidade.

Na Rádio Barbacena apresentou “Você comanda o programa” e “Carnet Social”. Também emprestou o seu nome a Divisão de Radioteatro da ZYL 8 através das produções “Teatro de Sonhos” e “Cortina Sonora” com peças radiofonizadas por Saulo Ramos, Itacy, Walmick Campos, Sérgio Fernandes, Benedito Fernandes Carlos com o poio técnico e sonorização de Nadyr da Silveira.

Carlos Alberto teve a primazia de contracenar com nomes representativos do rádio-teatro como: Vera Lúcia Gonçalves, Clarisse Ferreira, José Mendonça, Théo de Paula, Elias de Souza e Silva, Virgilio Carlos, José Francisco dos Reis Fortes “Pingo”, Paulo Jorge Barbosa, Ana Maria Fiorino, Odecio Reis, Adauto Ayres Machado, Cristóvam Abranches além de outros.

A despedida de Carlos Alberto da Rádio Barbacena se deu durante os anos 80, indo trabalhar na co-irmã Correio da Serra, onde apresentou os programas “Manhã Sertaneja” e “Rádio Ativo”. Hoje coordena e apresenta o programa “Show dos Bairros” (musical, social, informativo).

Ainda na Correio atua como Editor de Policia em conexão direta com o programa “Sinal de Alerta” levado ao ar pelos radiojornalistas Luiz Lucio de Almeida e Cristóvan Abranches.

Apaixonado pelo futebol, manteve, durante os anos 90, no jornal Correio da Serra, a coluna “Papo de Bola”. Como narrador e repórter, vestindo as camisas da Rádio Barbacena e Correio da Serra tornou-se uma das maiores expressões do futebol de Barbacena.

De tempos não muito distantes e responsáveis pela presença de grande público nos estádios de Santa Tereza, São Sebastião, Walter Antunes e Onda Nunes palcos de grandiosos espetáculos proporcionados, à época, pelos times do Vila do Carmo, Olympic, Andaraí e América.

Na Rádio Barbacena formou alas com profissionais como Marcus Vinícius Moreira Paes, Odecio Reis, Ary Lopes, Geraldo Henrique Alves de Faria, José Antônio Lopes, João Raposo, Adauto Ayres Machado, Ary Neto, Carlos Fernando, Armando Santiago, José Fernandes Paraíso, Nilo César de Paiva, José Francisco Beraldo Rigotti, Cristóvam Abranches, Rogério Barbosa e Mauro Nascimento Filho.

Na Correio da Serra com Pedro Ribeiro do Amaral, Francisco Santana, Antônio Edson Carneiro Alves, Carlos Roberto dos Santos, Hamilton Fonseca, Moacir Silva Filho, José Maria Garcia Junior, Roberto Goretti, Juarez Pinto, Victor Rocha, Adelson Rodrigues, Fernando Goretti além de outros.

Além das atividades como radialista, Carlos Alberto preside a Associação Comunitária do bairro de Santa Ifigênia.
Também participa como membro das diretorias do Bloco Carnavalesco Santa Ifigênia e dos times de futebol Santa Efigênia e Fofocas Clube nas categorias de base, juniores e masters.

A grandeza moral e o desempenho profissional de Carlos Alberto Gonçalves, a segurança de suas atuações como radialista, a firmeza de suas atitudes como indivíduo, a excelência de sua postura como gente, tudo isso faz com que se transforme em personagem a merecer uma página na história da radiodifusão de Barbacena. Um nome altamente maiúsculo do nosso rádio.

FONTE
Carlos Alberto Gonçalves Junior.
Depoimentos em setembro de 2005 e fevereiro, março de 2010.
Maria Alice Gonçalves Dias.
Olga Constança Gonçalves.
Eliane Gonçalves Dias Pereira.
Luciane Gonçalves Dias.
Apoio documental em setembro de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
José Mendonça da Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário