Natural de Barbacena, onde nasceu em 30 de agosto de 1973.
Filho de Jaci Gonçalves Ferreira e Maria Anicéia Campos.
Formado em Letras[Português/Inglês] pela UNIPAC Universidade Presidente Antônio carlos-Barbacena.
Realizou vários cursos na área de comunicação social, dentre eles o de Comunicador Social como parte da Semana de Letras, proferido pela UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora.
Graduado em Jornalismo pela FATEC Faculdade de Tecnologia-UNIPAC de Conselheiro Lafaiete.
Radiofonicamente popularizado como “Comunicador Emoção”.
Iniciou seus trabalhos na Rádio Barbacena, aos 16 anos de idade, em meados de 1990, convidado pelo amigo e repórter Awdy Weyder membro do departamento de esportes da emissora.
Começou puxando fios, montando aparelhagem, obtendo informações e como divulgador de renda e público dos jogos, até sentir-se preparado para encarar uma transmissão esportiva.
Participou, na condição de comentarista e repórter, de várias transmissões pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Mineiro, Copa Libertadores da América, Comenbol, Torneio Sul-Minas, Rio-/SP, Copa Centenário de Belo Horizonte, campeonatos locais e regionais.
Odair Ferreira destaca o jogo entre Atlético Mineiro x Portuguesa de São Paulo como um dos principais momentos da sua carreira:
[... O jogo foi realizado no Morumbi com casa cheia. Vivi um momento inesquecível ao lado dos companheiros Claudyr José, Awdy Weyder, Venceslau Resende e do saudoso Deusdete Alves.
Foram oito horas de Barbacena a São Paulo numa correria só!.
Uma viagem cansativa, agilidade de sobra para montar a aparelhagem além da preocupação de entrar no ar, dentro do programa “Atualidades Esportivas”, na época. Apesar da grande confusão tudo correu bem.
Transmitimos um jogão de bola onde a Portuguesa se deu bem vencendo o “galo” por 1 a 0 pelas semi-finais do Brasileiro.
Uma jornada desgastante, mas compensada pelo sucesso alcançado em torno do trabalho realizado.
Senti de perto a força do torcedor paulista além de presenciar a maravilha e a imponência do Morumbi...].
Odair Ferreira é filiado a ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) e à AMCE (Associação Mineira de Cronistas Esportivos).
Atuou na crônica esportiva até meados de 2000, quando se afastou dos microfones para se candidatar a vereador, sendo o 4º mais votado de Barbacena com 1.123 votos e eleito para o mandato de 2001/2004.
Um detalhe interessante é que de fevereiro de 1996 a março de 2002, (com uma pausa entre agosto a setembro de 2000, devido à campanha eleitoral) Odair Ferreira, lançou um programa musical chamado “Sábado Especial”, que ia ao ar, das 14:00h às 17:00h aos sábados pela Rádio Barbacena, obtendo altos índices de audiência.
Um fato que não poderia deixar de ser registrado é de que, por volta dos 17 anos, Odair Ferreira ingressou no campo da apresentação e da locução de shows, exposições e de eventos especiais.
Atuou como repórter da TV Lafaiete-Rede Minas, por 2 anos, tendo sido responsável por diversas reportagens, devido ao aprendizado e experiência que obteve em rádio. São aproximadamente 20 anos trabalhando nos meios radiofônicos da cidade.
Odair Ferreira assevera que o rádio é dinâmico e mágico:
[... Além de ágil o rádio é forte e apaixonante, ou seja, uma “cachaça” como muitos dizem.
E para alcançar o sucesso dentro do mundo do rádio e do jornalismo é preciso conhecimento, amor, competência, determinação, paciência, equilíbrio e muita humildade.
Saber falar o quê, com quem, para quê, para quem e como, é sem dúvida, algo prazeroso, imaginável, indescritível e principalmente misterioso, pois não sabemos quem e onde estamos atingindo.
Daí, a importância da imparcialidade, da ética e da coerência para com o ouvinte, que é a razão maior da comunicação radiofônica...].
Com talento, respeito e credibilidade, Odair Ferreira, conseguiu adquirir junto ao seu público ouvinte o carinho e reconhecimento pelo seu trabalho ético, profissional, humano e de interação com o ouvinte.
Hoje, segue na trilha do rádio abrilhantando o elenco da Rádio Correio da Serra AM.
FONTE
Odair Ferreira.
Depoimento em outubro de 2005.
PRÓXIMA POSTAGEM
Orlando Luiz da Silva.
Rádio Correio da Serra AM.
Notável personalidade da comunicação
Há 2 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário