Nascido em Barbacena em 18 de novembro de 1937.
Filho de José Fonseca e Maria Dionizia Fonseca.
Começou na Rádio Barbacena em 1985 levado pelo diretor de esportes José Beraldo Rigoti, onde permaneceu até o ano de 1995.
Acumulando as funções de narrador, comentarista e repórter trabalhou ao lado dos companheiros Rogério Barbosa, Cristóvam Abranches e Mauro Filho.
Por lazer e por “dever de ofício” sempre acompanhou as ondas reformistas do rádio, principalmente, as de cunho esportivo, sem no entanto se esquecer, de estar atento as atuações verdadeiramente revolucionárias que a radiodifusão vem desencadeando através dos seus diversos setores.
Gozando grande prestígio dentro e fora da radiofonia barbacenense, Hamilton Fonseca, se encontra filiado a AMCE – Associação Mineira de Cronistas Esportivos desde 1987 e a ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos desde 1988.
Em 1995, passou a integrar a equipe de esportes da Rádio Correio da Serra, a convite dos companheiros Beto Santos e Silva Júnior, acumulando as funções de repórter e comentarista.
Participou, direta ou indiretamente, do processo de transformação do desporto local, do encontro de novos caminhos do rádio barbacenense e da valorização profissional dos seus companheiros.
Em 1986, foi agraciado com o Troféu Imprensa/Barbacena.
Em 2003, em Belo Horizonte, com o título de Cronista Esportivo Troféu “Kafunga”.
Das suas várias jornadas esportivas, consideradas as mais importantes, tanto pela Rádio Barbacena quanto pela Correio da Serra, destacamos as seguintes entrevista:
Ruben Paz, do Olímpia, do Paraguai, em 1986.
Com os goleiros Dida da Seleção Brasileira e João Leite do Atlético Mineiro, em 2004.
Com o atacante Romário, em 2004.
Com os atacantes Reinaldo e Eder do Atlético Mineiro.
Com o técnico Paulo Autuori do São Paulo, em 2005.
Com Carlos Alberto Torres do Botafogo.
Com o comentarista da Rádio Tupi/AM do Rio de Janeiro, Chico Anísio.
Hamilton Fonseca emociona-se ao falar do rádio: “Sinto-me feliz em contribuir para uma maior abertura da radiodifusão em Barbacena. Minhas relações com o microfone são muito estreitas e gratificantes. Considero-me um simples profissional sempre pronto a amparar meus semelhantes através do universo da comunicação”.
Funcionário aposentado da Telemig – Telecomunicações de Minas Gerais, nosso companheiro Hamilton Fonseca, continua fazendo rádio com grande êxito.
Hoje, colabora com a Editoria de Esportes da ABC Rádio e Televisão Ltda - Sucesso FM para onde se transferiu em junho de 2010.
FONTE
Hamilton Fonseca.
Depoimento em julho de 2005.
PRÒXIMA POSTAGEM
Hamilton de Abreu Navarro.
Rádio Barbacena AM.
Notável personalidade da comunicação
Há 2 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário