sábado, 5 de fevereiro de 2011

DANIELA CAMILA DE ARAÚJO

DANIELA CAMILA DE ARAÚJO

Natural de Barbacena onde nasceu em 06 de janeiro de 1987.

Filha de Ana Maria de Araújo.

Daniela Camila Araújo é formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, MG.

Iniciou-se no rádio como estagiária a partir de janeiro de 2009, na A.B.C. Rádio e Televisão Ltda – Sucesso FM 101,7.

Na ocasião além de reportagens de rua, também apresentou o quadro esportivo “Jogo Rápido”.

Também foi responsável por diversas matérias vinculadas no programa Contato Direto e nos informativos RadioNews apresentados e coordenados pelo radiojornalista Antônio Marcos Pinto.

De janeiro a agosto de 2009, Daniela Araújo atuou como estagiária na Assessoria de Comunicação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev/UFV).

De setembro de 2009 a julho de 2010 prestou estágio no Núcleo de Divulgação Científica da Universidade Federal de Viçosa atuando como produtora de reportagens para os diversos veículos de comunicação da UFV (Rádio Universitária FM, Jornal da UFV, Site da UFV) e releases para a mídia externa, tendo a oportunidade de pautar os jornais Estado de Minas, O Tempo, O Dia e a emissora Rede Globo de Televisão, entre outros.

De janeiro a fevereiro de 2010 estagiou na área de produção e apresentação do telejornal “Circuito UFMG” na TV UFMG (Belo Horizonte/MG).

Participou de diversas coberturas jornalísticas como:
Eleições de 2008 na cidade de Viçosa pela Rádio Universitária FM 100,7.
Cobertura do V Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO) em Viçosa, no período de 30 de abril a 2 de maio de 2009.
Cobertura do V Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção (SAEPRO) em Viçosa, nos dias 06 e 07 de novembro de 2009.

Daniela também teve participação efetiva nas seguintes publicações:
>Simpósio de Extensão Universitária (SEU) da UFV – Viçosa (MG).
Projeto Clipping Digital: Espaço Virtual de Informação e Comunicação através de Linguagem Jornalística sobre projetos de pesquisas e extensão da UFV que se destacaram nos Simpósios de Pesquisa e Extensão.
>Lecomciência – II Seminário Lecotec de Comunicação e Ciência 2009 – Unesp/Bauru (SP).
Fala Mundico: Divulgação científica no rádio.
>XV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Intercom 2010 – UFES/Vitória (ES).
A interferência do webjornalismo no relato da história imediata.
>XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Nacional 2010 – UCS/Caxias do Sul (RS).

Em agosto de 2008, Daniela participou da Exposição fotográfica Esporte COM Arte promovida pelo curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa.

De março a dezembro de 2008, participou do Projeto de Extensão Clipping Digital: projeto de comunicação e informação sobre a produção científica e tecnológica da Universidade Federal de Viçosa.

De agosto a dezembro de 2009, sobressaiu-se no Programa Radiofônico Fala Mundico: divulgação científica no rádio veiculado pela Rádio Universitária FM – Viçosa.

Desde abril de 2010, Daniela Araújo é Editora assistente da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades.

A partir de fevereiro de 2011, Daniela iniciou o Mestrado em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – SP.

Daniela Camila Araújo uma profissional inteligente e dinâmica que luta com coragem e determinação para alcançar novas conquistas no mercado jornalístico.

FONTE
Daniela Camila Araújo.
Depoimentos em novembro e dezembro de 2010.
Antônio César de Oliveira Souza.
Crédito fotográfico em novembro de 2010.

PRÓXIMA POSTAGEM
Napoleão Santos Accorsi. Rádio Barbacena AM.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

JOSÉ SILVÉRIO RIBEIRO "Professor Silvério"

JOSÉ SILVÉRIO RIBEIRO

Caro Rogério Varandas,

Nasci em Barbacena no dia 18 de março de 1974.

Sou filho de Jayme Carvalho Ribeiro e Célia de Medeiros Ribeiro.

Graduado em Administração de Empresas.
Graduado em Pedagogia.
Pós-Graduado em Docência Superior.
Atualmente exerço a função de educador e supervisor técnico da Escola SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Barbacena.

Minha primeira experiência no rádio foi em 1998. Foi aberto um processo seletivo para locutores na Rádio Correio da Serra.

O diretor artístico da emissora à época era o saudoso Adauto Machado. Foi ele que avaliou meu teste feito ao vivo e aprovou meu período de experiência.

Trabalhei na Rádio Correio da Serra durante dois meses acumulando as funções de locutor e operador de mesa. Logo depois veio a oportunidade de trabalhar no SENAI e deixei a emissora.

Desde os dez anos de idade eu tomei um fascínio especial pelo rádio. Era ouvinte assíduo do Zé Bettio da Rádio Capital de São Paulo, do Luiz de França na Rádio Globo.

Logo depois, quando tinha uns treze anos descobri a rádio escuta em ondas curtas, quando comecei a viajar pelas ondas da Rádio Aparecida, Rádio Inconfidência e daí foi um pulo para a rádio escuta internacional: BBC de Londres, Voz da América, Rádio França Internacional. Até participei de um sorteio realizado pelo programa brasileiro da Voz da América em 1992, e ganhei um belíssimo rádio de 15 faixas.

O fascínio pelo rádio prosseguiu. Mesmo trabalhando no SENAI mantinha um grande interesse pela locução, fruto de minha pequena experiência na Rádio Correio da Serra.

Confesso que o jornalismo foi a principal atividade desenvolvida por mim junto ao rádio desde que, fundei em 1998, a Empresas Democrata de Comunicação responsável pela manutenção do jornal O Democrata.

A partir daí a magia do jornalismo passou a fazer parte da minha vida. O Democrata com circulação regional se manteve ativo até 2006.

Devido à fundação do jornal, estreitei contato com Danuza Bias Fortes, então diretora da Rádio Barbacena. Expliquei a ela meu interesse em realizar participações “free-lance” e ela aprovou. Foi aí, que tive contato com o grande amigo Rogério Varandas que me deu a grande oportunidade de participar ativamente no jornalismo da Rádio Barbacena.

A experiência na Rádio Barbacena foi mais completa. Rogério Varandas reservou um espaço especial no programa “RB Notícias” na condição de comentarista. Ali desenvolvi muito do comentário profissional, envolvendo política, noticiário econômico e social. Na Rádio Barbacena cheguei até a fazer flashes ao vivo de Belo Horizonte.

Dois ícones me influenciaram e me deram muito apoio no rádio: Adauto Ayres Machado e Rogério Varandas. Aliás, dois profissionais de primeira grandeza e dois vozeirões de nosso rádio local.

Com o Adauto Machado aprendi a impostação da voz, a experiência da leitura no microfone. A experiência sob a orientação de Rogério Varandas foi mais completa. Participando do “RB Notícias” eu pude experimentar momentos como repórter.

Na Rádio Barbacena os horizontes expandiram e inclusive fui convidado por Marcelo Santana a fazer participações no jornalismo da Rádio Fama em Carandaí.

Antes da Rádio Barbacena entrar para o Sistema Globo/Minas eu fiquei um período fora das atividades radiofônicas. Retornei novamente ao rádio, na Rádio Barbacena hoje, Globo Barbacena, sob direção do Sérgio Malta, novamente a pedido da Danuza Bias Fortes. Isto entre 2004 e 2005.

Neste período me identifiquei muito e fiz um trabalho muito bom com o Victor Vicenze no programa “Manhã da Globo”, principalmente aos sábados, quando montávamos matérias especiais. Uma reportagem que marcou muito foi a que realizamos sobre os 40 anos do Jubileu de São José Operário. Neste período fiz também cobertura jornalística do carnaval, exposição agropecuária e noticiário político e social.

Como disse, depois de uma rápida parada, retornei à Rádio Barbacena em 2006, no “Manhã da Globo” em companhia do amigo e apresentador Carlos Barbosa.

Na Globo Barbacena fiz uma coletânea de amigos entre eles: Osmarino Eustáquio Coelho “Bolinha”, Paulinho, Newton Bergamaschi, Victor Vicenze, Sérgio Malta, Darcy Emídio e Carlos Barbosa.

Em outubro de 2006, afastei-me das atividades radiofônicas em função de um enorme trabalho de pesquisa que estou realizando, relacionado à história econômica de Barbacena e região. A pesquisa ganhou corpo depois que encerrei meu curso superior à distância que fiz pela UNISUL Universidade do Sul, Santa Catarina.

Neste mesmo ano iniciei meu curso de pedagogia. Várias outras responsabilidades assumidas no SENAI não me permitiram mais continuar participando do rádio.

O projeto principal neste momento é a formatação já em fase final, do 1º volume de História Econômica do Município de Barbacena, que será lançado agora em 2011. Também já iniciei a redação do 2º volume com previsão de lançamento para 2013.

O Rádio representou muito em minha formação profissional. A radiodifusão ainda me fascina muito, principalmente na área do jornalismo, do estilo CBN, a Central Brasileira de Noticias.
Creio que ainda terei oportunidade de voltar ao rádio no momento que estiver mais tranqüilo. Com a minha agenda menos sobrecarregada.

Tenho a absoluta certeza de que, a evolução do setor da educação do futuro e da educação à distância, além das novas tecnologias do diversificado universo da comunicação, serão as nossas principais ferramentas. Com certeza a experiência que tive nas Rádios Correio da Serra e Barbacena irão me ajudar muito na utilização destes processos educacionais do futuro.

Minhas passagens pelos microfones das Rádios Correio da Serra e Barbacena me proporcionaram vasta experiência na área da comunicação.

Nas duas emissoras, aprendi o valor das amizades. Aprendi os limites que cada um tem e principalmente, a respeitar ainda mais todos os que trabalham neste meio. Tenho saudades.

FONTE
José Silvério Ribeiro.
Depoimentos em dezembro de 2010.
Sabrina Silva Siqueira. Crédito/Foto-José Silvério Ribeiro.
Estúdio da Rádio Barbacena-GloboMinas. Novembro/2010.

PRÓXIMA POSTAGEM
Daniela Camila Araújo.
A.B.C. Rádio e Televisão Ltda – Sucesso FM.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

NILO CÉSAR DE PAIVA

NILO CÉSAR DE PAIVA

NILO CÉSAR DE PAIVA

Nasceu em Barbacena em 4 de maio de 1951.

Filho de Passos de Paiva e Eunice da Costa Paiva.

Em setembro de 1969, iniciou suas atividades profissionais na ZYL 8 Rádio Barbacena AM nas funções de sonoplasta de estúdio e auxiliar de transmissões externas, sob o comando técnico de Marinho Luiz da Rocha, supervisão de Nilo Milagres e apoio da dupla José Cláudio dos Santos e Olinto Moreira de Faria.

Foi levado, para a emissora, aos 20 anos de idade, pelos companheiros Cristovam Abranches e Carlos Alberto Junior “Tostão”.

Entre as varias atividades que desenvolvia inicialmente, foi sonoplasta dos programas “Coquetel de Melodias”, “SF Seu Criado às Suas Ordens” e “Bazar de Melodias” com Lázaro Ilmar Ferreira Carneiro “Sérgio Fernandes”; “Carnet Social” com Vera Lúcia Gonçalves “Verinha”, Rogério Varandas e Hederson Varandas; “Uma Página Para Você” com Walmick Campos; “Canta Sertão” com Raimundo de Àvila “Nhô Fidêncio” e Amando Santiago; “Sucessos que o mundo aplaudiu” com Adauto Ayres Machado, Cristovam Abranhes e Rogério Varandas; “Flagrantes” com Vicente de Paulo Barbosa Silva “Barbosa Silva” e Nadyr da Silveira; preces da “Ave Maria” com Adaulto Ayres Machado, Walmick Campos e José Maria Beraldo Rigotti; “Pediu Tocou” com Cristovam Abranches.

Tempos depois, passou a acumular suas funções técnicas com as de contra regra de estúdio sob a orientação de Nadyr da Silveira.

Em janeiro de 1971, Nilo César deixou a Rádio Barbacena por ter sido aprovado em Concurso Público para a Prefeitura Municipal de Barbacena, onde ficou até abril de 1974. Meses depois foi para a Rede Ferroviária Federal de onde se aposentou em agosto de 1997.

Paralelamente às funções exercidas junto a Rede Ferroviária Federal, Nilo César continuou colaborando como com a Rádio Barbacena.

A partir de 24 de fevereiro de 1976, passou a acumular as funções de redator e repórter de campo em colaboração com a Divisão de Esportes comandada à época, por Vicente de Paula Barbosa Silva.

Passou a cobrir a agenda diária dos clubes da cidade representados por Andaraí, Vila do Carmo, Olympic e América, representando-os, durante as edições das memoráveis Mesas Redondas levadas ao ar aos domingos com as participações de Ari Lopes, Marcus Vinícius Moreira Paes, Odecio Reis, José Eugênio Dutra Câmara, Silvio Romano Quintão, Armando Santiago, José Antônio Lopes, Geraldo Henriques Alves de Faria, Adauto Ayres Machado, Aloísio Durant, Ângelo Dutra e de tantos outros guerreiros do esporte barbacenense.

Nilo César viveu momentos de intensa atividade profissional sempre ladeado pelos companheiros Hederson Varandas, Cristovam Abranches, Sérgio Fernandes, Nilo Milagres Filho “Nilinho”, Nadyr da Silveira, Vera Lúcia Gonçalves “Verinha”, Carlos Alberto Junior “Tostão”, Nairon Noronha, José Cláudio dos Santos, Gilberto Reis e outros mais. Sobrava na turma por causa do estilo arrojado e irreverente de comunicar.

Nilo participou de diversos eventos. Das coberturas carnavalescas, das jornadas esportivas, das exposições agropecuárias e das incontáveis coberturas externas realizadas pela emissora. Em 1970, ao lado do repórter Hederson Varandas participou da cobertura do Carnaval da cidade de Santos Dumont.

Nilo César de Paiva com o coração escancarado e transbordando de alegria doou parte de importante contribuição para o desenvolvimento da Rádio Barbacena. Fez parte de uma época motivada da emissora disposta a colecionar desafios.

Ajudou a levar a informação, entretenimento e música por meio da programação da Rádio Barbacena, veículo pelo qual teve imenso respeito.

Nilo César de Paiva, obviamente, um nome querido a ser perpetuado na galeria de expressões da radiodifusão barbacenense. Merece nossa homenagem e reconhecimento!

FONTE
Nilo César de Paiva.
Depoimento em novembro de 2010.
Projeto Radiodifusão “A História das Emissoras de Rádio de Barbacena”.
Acervo/Apoio documental.

PRÓXIMA POSTAGEM
José Silvério Ribeiro.
Rádios Correio da Serra e Barbacena.