sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PRISCILLA FRANCIA MAURO


Colaborou escrevendo parte da trajetória radiojornalística da ZYL 8 Rádio Barbacena AM - testemunhando, a força histórica e a credibilidade da emissora mais antiga da cidade.

PRISCILLA FRANCIA MAURO

Natural de Barbacena onde nasceu em 24 de janeiro de 1984.
Filha de Jovino da Silva Mauro e Gracia Francia Mauro.

Fomada em Publicidade e Propaganda na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Barbacena) em 2006.

Publicitária, produtora, redatora e locutora.

No exercício do meu trabalho tenho conhecido muitas pessoas interessantes, exemplos de seres humanos. Profissionais com quem eu tive e tenho o privilégio de conviver.
Conheci muitas há mais de 35 anos, outras há mais de 20 anos.

Também colecionei nomes de gerações mais recentes, como é o caso, e que para mim constitui um privilégio: Priscilla Francia Mauro.

Priscilla Francia chegou a Rádio Barbacena AM pelas minhas mãos. Recebi-a de braços abertos. Uma jovem inteligente, meiga, educada e simples.

Integrou a equipe de jornalismo da emissora formada por dezessete membros, dos quais, nove estagiários oriundos dos cursos de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, História e Letras da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Barbacena).

Irradiando espontaneidade se incorporou às mais variadas propostas do setor de jornalismo.

Especificamente, às necessidades diárias do programa “RB Notícias” na redação, apresentação e comentários de boletins culturais direcionados ao entretenimento e de interesse nacional.

Confesso que, fiquei surpreso com o nível e a qualidade profissional com os quais Priscilla Francia imprimia de maneira brilhante às suas tarefas.

Com destreza, boa cultura e atitudes progressivas colecionou bons momentos ao lado de outros companheiros como Darcy José Emidio, Tatiana Belo Evangelista, Mirian Cristina Nascimento, Patrícia Bonoto, Wagner de Oliveira, Awdy Weyder Resende, Caetano Goulart, Nayra Cristina Anastácio de Paula, Nívea Maria Leite, Millena Fernanda Salles da Rocha, Roberta Barreto, João Raposo, Ângelo Wiermann, Rodrigo Madeira, Wenceslau Resende, Paulo José, Júlio Rocha, Thiago Doumith Oliveira Sobrinho, Claudir José Resende e Osmarino Estáquio Coelho “Bolinha”.

Priscilla Francia enfatiza que, acompanhou os principais momentos revolucionários do radiojornalismo da emissora:

“Ingressei na Rádio Barbacena em 2003, a convite do diretor de jornalismo Rogério Varandas. À época, a emissora era administrada por Danuza Bias Fortes. Tive o privilégio de ter participado de uma proposta audaciosa da Rádio Barbacena que, sob a orientação jornalística de Rogério Varandas mobilizou o setor universitário barbacenense (a grande novidade na época). Passei a vivenciar aspectos novos na área da comunicação além de colocar em prática os ensinamentos universitários. Tudo completamente diferente do que já conhecia no gênero. Aprendi a respeitar a estrutura jornalística da rádio. A respeitar toda uma base já existente do muito que já existia de tradicional. Rogério nos ensinou que existem formas de inovar sem virar as costas para o passado. No compasso do tempo fui aprendendo a importância e a magia da radiodifusão. Aprendi como fazer um rádio com responsabilidade, desprendimento, ética e qualidade no campo do jornalismo radiofônico. Colecionei muitos fatos sobre a história da rádio. Uma experiência muito interessante que relembro com muito carinho. Foi uma honra ter sido lembrada por ele.”

Priscilla colaborou para escrever parte destes momentos especiais iniciados, em setembro de 1999, que, significativamente, deram novas perspectivas ao jornalismo da ZYL 8 hoje, afiliada ao Sistema GloboMinas de Rádio.

De um modo geral, Priscilla Francia Mauro conviveu na Rádio Barbacena com seriedade jornalística. Testemunhou todo o poder, a força histórica e a credibilidade da emissora mais antiga da cidade. Priscilla merece nossos aplausos!

FONTE
Priscilla Francia Mauro.
Depoimento ao longo de setembro e outubro de 2011.
Rogério Varandas. Radialista e Pesquisador.
Banco de Dados:
Programa “RB NOTICIAS”.
Projeto “Radiodifusão – A História das Emissoras de Rádio de Barbacena”.

PRÓXIMA POSTAGEM:
José Rubens Henriques Abuquerque. Rádio Suceso FM.