terça-feira, 16 de agosto de 2011

ROSEMARY DE CASTRO VALÉRIO SIMÃO


Professora, pesquisadora e locutora responsável pelas execuções ao piano das páginas musicais levadas ao ar pela "RÁDIO PERERECA - A Voz do Brejo". Emissora artesanal (pioneira) montada e coordenada a partir de 1943, pelo barbacenense Iago de Castro Valério.

ROSEMARY DE CASTRO VALÉRIO SIMÃO

ROSEMARY DE CASTRO VALÉRIO SIMÃO

Natural de Manhuaçu, MG, onde nasceu em 4 de abril de 1924.

Filha de José de Castro Valério e Malvina de Castro Valério.

Formada no curso de normalista pelo Colégio Imaculada Conceição de Barbacena. Iniciou-se no magistério lecionando no antigo Colégio Ede, de propriedade da professora Rosina Ede. Estabelecimento de ensino localizado no Edifício Ede, centro, na década de 1940.

Professora de Ciências durante os anos 60, (1961/1983) da Escola Normal Municipal instalada e inaugurada em 7 de maio de 1893, administrada pela Prefeitura Municipal de Barbacena até a sua encampação pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 7 de janeiro de 1959, através da Lei nº. 1.882. Hoje, Escola Normal Embaixador José Bonifácio.

Para falarmos de Rosemary de Castro Valério Simão também pianista e pesquisadora musical é preciso recordar que, antes da inauguração da ZYL 8 Rádio Barbacena em 11 de janeiro de 1948, já funcionava em Barbacena uma estação montada de forma artesanal denominada “Rádio Perereca – A Voz do Brejo” criada pelo barbacenense Iago de Castro Valério.

A rádio iniciou as suas atividades em 1943, e teve papel fundamental no desenvolvimento social do município.

Para saber um pouco sobre a primeira estação amplificadora comercial de Barbacena contamos com a narrativa do amigo Jorge Victor Valério Simão, gentilmente cedida ao Projeto Radiodifusão.

Um levantamento que, de forma fantástica, levou Jorge Victor Valério a ficar mais perto desta antiga e fabulosa história. Ele nos revela dados importantes que relembram o caminhar da “Rádio Perereca-A Voz do Brejo”.

Um depoimento emocionante, voltado a homens e mulheres que fizeram parte destes momentos mágicos no decorrer dos anos de 1943 e 1944.

Jorge Victor aproveita a oportunidade para reverenciar sua mãe Rosemary de Castro Valério Simão por ele reconhecida, como o primeiro nome feminino da comunicação radiofônica de Barbacena.

A Jorge Victor o nosso agradecimento pela sua contribuição e a manutenção deste acervo alusivo a mais antiga amplificadora comercial de Barbacena. Com a palavra, Jorge Victor Valério Simão!

“Prezado Rogério,
Vou falar sobre o assunto relatando o que me foi passado verbalmente pela minha falecida mãe Rosemary. Um rápido histórico a respeito das primeiras transmissões radiofônicas feitas em Barbacena. Vamos lá:

Por volta de 1943, no prédio onde hoje, funciona a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) funcionava o famoso Ginásio Mineiro que na época, tinha como Diretor meu avô materno Dr. José de Castro Valério.

Meu avô morava com a família em uma casa situada ao lado do prédio principal do Ginásio Mineiro. Eram seis filhos: quatro homens: Cid, Iago, Leon, Marcelo e duas mulheres: Rosemary e Terezinha. Todos já falecidos com exceção de meu tio Leon que vive em Belo Horizonte.

Meu tio Iago que, mais tarde veio a se formar Engenheiro Civil, fazia experimentos com eletricidade e, como era apaixonado por transmissões de rádio, resolveu construir (artesanalmente) um transmissor para a faixa de Ondas Médias.

Naqueles dias só se ouvia em Ondas Médias, emissoras de centros maiores como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Barbacena ainda não existia nenhuma emissora de rádio. Somente alguns serviços de alto -falantes e publicidade como os da loja Cotia, Sapataria Modelo e do Parque de Diversões Sul-Americano. Anos de 1942/43/44/45.

Tio Iago construiu então um transmissor para Ondas Médias cuja freqüência de transmissão não saberia informar.

Confeccionou uma antena que foi colocada nos terrenos do Ginásio Mineiro e após alguns ajustes a "rádio" entrou no ar, e quase todas as noites funcionava transmitindo pedidos de músicas feitos pelos ouvintes. Solicitações musicais que eram executadas ao som do piano tocado por minha mãe Rosemary.

Esta emissora de fundo de “quintal” funcionou com uma boa audiência dentro de nossa cidade por aproximadamente um ano.

Tudo terminou em 1944, quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial.

Um belo dia a polícia foi até onde estava o transmissor e confiscou todo o equipamento com a alegação de que poderia ser usado por espiões da Alemanha. Um fato, à época, considerado como absurdo, pois a potência de transmissão não ultrapassava os limites de Barbacena.

Rogério, devido ao tempo que já se foi, eu acredito que poucas pessoas ou quase ninguém se lembre deste episódio.

Iago se formou em Engenharia Civil transferindo-se para o Estado do Rio de Janeiro. Foi eleito Prefeito de Barra do Piraí por um mandato. Mais tarde mudou-se para Niterói, morando por lá até o seu falecimento.

Mas, como dizia minha mãe Rosemary a “Rádio Perereca-A Voz do Brejo” deixou saudades. Um abraço do amigo, Victor Valério”.

Rosemary e Iago obtiveram sucesso numa mostragem de que as nossas lutas dependem do equilíbrio das nossas iniciativas. Transformaram-se em dois grandes personagens da história radiofônica barbacenense, fato que marcou as suas vidas.

Uma conotação identifica a dupla Iago de Castro Valério e Rosemary de Castro Valério Simão com a trajetória de suas vidas: foram dois seres humanos verticais; e essa verticalidade marca está biografia e honra a página que deixaram escritas em suas caminhadas através da estrada da educação, da comunicação, da música e dos encantos da “Rádio Perereca-A Voz do Brejo”.

Souberam tirar proveito das suas ações irradiando o amor. Tiveram coragem cristã, alimentaram sua fé e presenciaram o crescimento e a realidade da sua emissora de rádio. Com esperança e ânimo marcaram uma época!

FONTE
Jorge Victor Valério Simão.
Depoimentos ao longo de 2010 e 2011.
Rosemary de Castro Valério Simão. Foto/Acervo.
Cedida por Jorge Victor Valério Simão em 10/08/2011.
Isabel Cristina Silveira Nusca.
Shirley Adriana de Souza Pereira.
Secretarias da Escola Estadual Embaixador José Bonifácio.
Apoio documental em 13 de julho de 2011.
Homenagem Especial “In-Memorian”
Rosemary de Castro Valério Simão. Professora e pianista.
Iago de Castro Valério. Engenheiro Civil.

PRÓXIMA POSTAGEM
Priscilla Francia Mauro.
Rádio Barbacena AM.