domingo, 24 de julho de 2011

VICTÓRIO CANDIAM


Idealizador e apresentador do programa kerdecista "Entre os Vivos e os Mortos" levado ao ar pela ZYL 8 Rádio Barbacena a partir do ano de 1954. Um dos fundadores da Aliança Municipal Espirita de Barbacena (AME).

VICTÓRIO CANDIAM

Nascido em 5 de dezembro de 1900, na localidade de Sítio Espraial, região da antiga Colônia, município de Sítio, depois, Antônio Carlos.

Filho do casal de imigrantes italianos, Fortunato Candian e Elisa Morais.

Seu pai, Fortunato, nascido em 22 de agosto de 1876, na comunidade de Sant’Angelo Di Piove Di Sacco, província di Padova. Sua mãe Elisa, natural de Udinesse, norte da Itália.

Victório Candian, como profissional se destacou na área da construção civil, colaborando em Barbacena, com as edificações do Cine-Teatro Palace, do Clube Barbacenense, do Automóvel Clube e da Capela do Sagrado Coração de Jesus e Maria, anexa a Escola Estadual Pio XI. Em 1928, trabalhou nas obras da antiga estrada União Indústria.

A partir de 2 de fevereiro de 1942, colaborou efetivamente do corte da antiga Central do Brasil/Rede Ferroviária Federal, no trecho de Dr. Sá Fortes a Antônio Carlos.

Os motivos que o trouxeram ao Brasil, não estavam relacionados à carreira de construtor e de radialista. Admirado pela sua generosidade e pelo seu espírito fraternal uma palavra, para ele, sintetizava tudo: idealismo.

Mesmo naquela época o senso de justiça já o perseguia, esperava amparar as famílias pobres, sonhava em acabar com as desigualdades e resolver os problemas do mundo.

Victorio Candian ajudou a fundar em parceria com os amigos José Abrantes Júnior, Jacinto Bertola, Henrique Zonzin, Zenóbio Miranda, Clarieta Lacerda, Antônio Abreu e Dr. Durval Nascimento a “Aliança Municipal Espírita de Barbacena –AME” inaugurada em 24 de setembro de 1944. Diga-se de passagem, uma iniciativa pioneira em Minas.

Registra-se que, a “AME” foi fundada graças à participação oficial dos núcleos:
>Centro Espírita Mário Duffles, (Dr. Sá Fortes) administrado por Victorio Candian.
>Centro Espírita Novo Oriente, (Carandaí) administrado por Zenóbio Miranda.
>Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem, (Barbacena) administrado por José Abrantes Júnior e Antônio Abreu.
>Centro Espírita Amor a Verdade, (Ponte do Cosme/Barbacena) administrado por Jacinto Bertola.
>Centro Espírita Araken, (Antônio Carlos) administrado por Henrique Zonzin.
>Centro Espírita Francisco de Assis, (Barbacena) administrado por Clarieta Lacerda.
>Tattoon Marechal Quadros Grupo Esotérico, (Barbacena) administrado por Dr. Durval Nascimento.
>Grupo Espirita Cristão Evangelho de Jesus, (Barbacena) administrado em dualidade pelos senhores Dalmo Apolinário dos Santos e Jandira Prado dos Santos, dona "Zizinha".

Por sua vez foi a “AME” quem incentivou e tomou a iniciativa de fundar a primeira Aliança Espírita do Estado de Minas Gerais.

Em 1954, Victório Candian, iniciou sua trajetória na ZYL 8 Rádio Barbacena, localizada no Edifício da Associação Comercial de Barbacena, centro, convidado pelo radialista Vicente de Paulo Barbosa Silva “Barbosa Silva”.

Na emissora, idealizou e apresentou aos domingos o programa kardecista “Entre os Vivos e os Mortos” assessorado na produção e locução por Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa” e no setor técnico por Barbosa Silva.

Victorio através de uma vida inteira de trabalho, com a ajuda de Deus, perpetuou ao longo da história da sua vida amor e respeito ao próximo, acolheu e fez o bem. Amparou-se na fraternidade transformando-a em força motriz da ética. Venceu e derrubou barreiras.

Faleceu em 20 de dezembro de 1959, aos 59 anos, em Barbacena.

FONTE
Valnete E’La Candian da Costa.
Depoimento em março de 2006.
José Theodorico de Paula.
Depoimento em agosto de 2007. Radialista e advogado.
Autor da pesquisa “Os Primeiros Tempos da Emissora ZYL 8 Rádio Barbacena”. Janeiro/1976.
Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa”.
Apoio documental em 15 de julho de 2011.
Jacinto Bertola.
Apoio documental em 18 de julho de 2011.

PRÓXIMA POSTAGEM
Rosemary de Castro Valério Simão.
Professora e pesquisadora musical, responsável pelas execuções musicais ao piano levadas ao ar a partir de 1943, através da "Rádio Perereca - A Voz do Brejo". A primeira estação radiofônica (artesanal)idealizada e coordenada pelo barbacenense Iago de Castro Valério.

LUCI ALVES LISBOA FERNANDES


Maturidade espiritual, humildade e coragem em pról da divulgação da doutrina espirita em Barbacena e região através do programa "Entre os Vivos e os Mortos".

LUCI ALVES LISBOA FERNANDES "LUCI LISBOA"


Gentileza e fraternidade, em busca do amor. Ano: 1954.

LUCI ALVES LISBOA FERNANDES

Natural de Antônio Carlos, MG, onde nasceu em 4 de junho de 1938.

Filha de Antônio Alves Lisboa Filho e Alice Ferreira Paes Lisboa.

Iniciou-se na Rádio Barbacena em 1954, aos 16 anos de idade, levada pelos amigos Victório Candian e Vicente de Paulo Barbosa Silva.

Convidada por Victório Candian passou a integrar a equipe de apresentadores do programa dominical kardecista com duração de trinta minutos “Entre os Vivos e os Mortos” idealizado e apresentado por Victório Candian.

Lembro que a Rádio Barbacena quando da sua inauguração em 1948, já mantinha um programa com a mesma linha kardecista, levado ao ar três vezes por semana, idealizado e apresentado em dualidade por Jandira Prado dos Santos e professora Luiza Costa.

Por sua vez, Luci Alves Lisboa Fernandes dona de bela voz e dicção privilegiada, passou a ser responsável pela interpretação de textos previamente, escolhidos por Victório Candian. Momentos evangelizadores direcionados a divulgação da doutrina espírita.

Luci Alves Lisboa recorda que o programa “Entre os Vivos e os Mortos” foi para o ar numa época em que a doutrina espírita em Barbacena estava engatinhando rumo a uma aceitação mais firme e doutrinária.

Ela ressalta a perseverança como característica importante da equipe, principalmente a figura de José Abrantes Junior “Zezinho Abrantes” que, passou a compor o elenco do programa, em sua segunda fase ainda em 1954.

“Rogério a sociedade estava ligada ao catolicismo. A Igreja imperava com rigor sobre as decisões sociais influenciando as pessoas. À época, divulgar a doutrina espírita na cidade como em quase todo o Brasil era realmente muito difícil. A forma de pensar era muito ofuscada e muitos tinham receio de abordar o tema. O preconceito sobre a doutrina espírita era muito forte. Em determinados momentos nos víamos acuados em virtude das pressões e até mesmo por perseguições direcionadas a José Abrantes Junior que, passou a participar do programa já em sua segunda fase ao lado de Victório Candian e Jacinto Bertola. Abrantes tinha espírito guerreiro e não se deixava contagiar pelas investidas de setores contrários a doutrina. Foram situações extremamente difíceis de serem resolvidas. Mesmo assim tivemos a capacidade de nos mantermos ao microfone da Rádio Barbacena. Só que, num determinado momento em virtude das ingerências de pessoas ligadas ao meio eclesiástico local, Victorio Candian foi orientado pela direção da emissora a encerrar as atividades evangelizadoras. Um momento difícil e, triste para toda a equipe do programa “Entre os Vivos e os Mortos”. Victório, Bertola e José Abrantes Junior não se esmoreceram. A partir daquele momento novas idéias e projetos kardecistas fervilharam por toda a cidade deixando em pânico as correntes contrárias à expansão do espiritismo em Barbacena e na região”.

Segundo Luci Lisboa, a linha de produção do horário “Entre os Vivos e os Mortos” se firmava no lema: fé, caridade e esperança. Um horário direcionado a paz e ao amor incondicional.

“O programa obedecia fielmente os ditames oferecidos em grande escala evangelizadora e contidos nas obras de Allan Kardec. Lembro que, as mensagens lidas eram extraída das obras: O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e o Céu e o Inferno. O programa também suscitada na sociedade a importância da harmonia familiar. Do valor da família e do respeito entre os seus membros. Ter colaborado com a produção e apresentação do programa “Entre os Vivos e os Mortos” foi gratificante. Com humildade e ladeada pelos amigos Candian e Barbosa Silva tenho consciência de ter auxiliado na divulgação da doutrina espírita em Barbacena e região. Agradeço a você Rogério o resgate desta histórica. Para mim foram tempos mágicos. Siga com o seu trabalho retratando a caminhada de muitos amigos que, enalteceram a radiodifusão de Barbacena. Obrigada e que Deus te abençoe!”.

FONTE
Luci Alves Lisboa Fernandes.
Depoimento em 15 de julho de 2011. Antônio Carlos, MG.
Maria Antonieta Ede “Nieta Ede”.
Depoimento em 18 de julho de 2011.
Arcelino Fernandes.
Apoio documental em 15 de julho de 2011.
César Antônio de Souza.
Crédito Fotográfico em 15 de julho de 2011.
Maria Alice Fernandes Afonso.
Crédito Fotográfico em 18 de julho de 2011.

PRÓXIMA POSTAGEM
Victório Candian.
Idealizador e apresentador do programa kardecista "Entre os Vivos e os Mortos" através da Rádio Barbacena AM.

JACINTO BERTOLA


Um dos pilares da evangelização espirita em Barbacena e região. Membro da equipe do programa "Entre os Vivos e os Mortos" levado ao ar pela ZYL 8 Rádio Barbacena a partir de 1954.

JACINTO BERTOLA

Amigo Rogério,
Nasci em Barbacena em 26 de outubro de 1919.

Sou filho de João Bertola e Marciana Heliodora Bertola.

Em meados de 1954, a convite do amigo Victório Candian passei a compor como locutor a equipe do “Entre os Vivos e os Mortos” um programa direcionado a evangelização espírita. Foi assim que comecei meus primeiros passos na ZYL 8 Rádio Barbacena.

A Rádio Barbacena á época, tinha os seus estúdios e escritórios localizados no edifício da Associação Comercial de Barbacena, centro.

Naquele tempo, Candiam trabalhava como mestre de obra na construção do Edifício Palace Hotel. Barbosa Silva notando que o ele tinha potencial e voz e para ocupar o microfone convidou-o para idealizar e apresentar um horário kardecista na Rádio Barbacena.

Assim, foi para o ar em meados de 1954, o programa evangelizador “Entre os Vivos e os Mortos”. Em sua primeira fase com apresentação da dupla Victório Candiam e Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa”.

Ocupei o microfone pela primeira vez, após o afastamento da amiga e locutora Luci Lisboa, jovem de bela voz, responsável pelas leituras evangelizadoras. A programação dominical com duração de uma hora, contava com a participação técnica de Vicente de Paulo Barbosa Silva “Barbosa Silva”.

Passei a compor a equipe em sua segunda fase ao lado de Victório Candian, José Abrantes Junior e Barbosa Silva. Minha função era a de abordar temas relacionados ao mundo dos desencarnados os “mortos”. José Abrantes focalizava textos direcionados aos encarnados, aos “vivos”.

A maioria das leituras eram de páginas extraídas das obras de Francisco Cândido Xavier “Chico Xavier”, Allan Kardec e de textos especiais, produzidos com maestria pelo companheiro José Abrantes Junior “Zezinho Abrantes”.

“Entre os Vivos e os Mortos” com boa aceitação de audiência, ficou no ar durante dois anos. Deixou de ser apresentado em virtude de pressões contrárias ao universo espírita. Candian e eu, além do José Abrantes fomos “aconselhados” pela administração da emissora a retirar o programa do ar. Tivemos que calar as nossas vozes no justo momento, em que a evangelização espírita iniciava uma caminhada crescente em Barbacena e em todo o Brasil.

Naqueles tempos os eventos espíritas eram vistos de forma reservada. Não tínhamos em Barbacena e na região espaços abertos ao público. Foi quando o companheiro José Abrantes Junior não suportando as pressões, resolveu abrir o Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem que, após longo período inativo, reabriu suas portas no dia 3 de agosto de 2011.

José Abrantes Junior, conseguiu superar momentos de humilhação e de perseguições diversas. Seu esforço foi amplamente compensado tempos mais tarde com o surgimento em Barbacena e região de diversos espaços espíritas como os de Carandaí, Dr. Sá Fortes, Antônio Carlos e Ponte do Cosme.

O agrupamento era constituido por oito núcleos:
>Grupo Espirita Astral Paraíso do Bem (Barbacena) administrado pelos amigos José Abrantes Júnior e Antônio de Abreu.
>Centro Espirita Mário Duffles (Dr. Sá Fortes), coordenado por Victório Candian.
>Centro Espirita Novo Oriente (Carandaí), coordenado por Zenóbio Miranda.
>Centro Espirita Amor e Verdade (Ponte do Cosme) coordenado por Jacinto Bertola.
>Centro Espirita Arakem (Antônio Carlos), coordenado por Henrique Zonzim.
>Centro Espirita Francisco de Assis (Barbacena), coordenado por Clarieta Lacerda.
>Tatoon Marechal Quadros - Grupo Esotérico (Barbacena), coordenado por Dr. Durval Nascimento.
>Grupo Espirita Evangelho de Jesus (Barbacena), administrado em dualidade pelos senhores Dalmo Apolinário dos Santos e Jandira Prado dos Santos, dona "Zizinha".

Rogério foi muito gratificante ter participado do programa “Entre os Vivos e os Mortos”. Uma experiência radiofônica que me fez fortalecer em meus sentimentos e na vontade em ver o espiritismo crescer em Barbacena.

Transformei-me num ser humano mais desenvolto e apto a trabalhar em prol da doutrina. A minha mensagem continua sendo de otimismo. Hoje, vejo o espaço espírita se avolumando em Barbacena. Temos um centro em cada canto da cidade supervisionados por pessoas sérias, humildes e dotadas de alta elevação espiritual.

Rogério sinto-me orgulhoso de estar ao seu lado, participando do projeto “Radiodifusão”. Que o grande “Arquiteto do Universo” continue proporcionando-te força e coragem, ajudando-o a concretizar o seu sonho. Um sonho que sabemos não ser só seu, mas de todos os seus companheiros do rádio. Continue contando a história sublime e digna da radiodifusão de Barbacena. Muito obrigado!

FONTE
Jacinto Bertola.
Depoimento em 18 de julho de 2011.
Nívea Roberta Garcia Varandas.
Crédito Fotográfico em 19 de julho 2011.
Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa”.
Apoio documental em 15 de julho de 2011.

PRÓXIMA POSTAGEM
Luci Alves Lisboa Fernandes "Luci Lisboa".
Rádio Barbacena AM.

JOSÉ ABRANTES JÚNIOR "ZEZINHO ABRANTES"


Um dos precursores do espiritismo em Barbacena, fundador do Grupo Espirita Astral Paraiso do Bem e membro do programa kardecista "Entre os Vivos e os Mortos".

JOSÉ ABRANTES JÚNIOR

José Abrantes Júnior “Zezinho Abrantes” foi um dos precursores do espiritismo em nossa região e um dos fundadores do Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem (o grupo espírita mais antigo de Barbacena).

Também se tornou um dos responsáveis pela radiodifusão espírita através do programa “Entre os Vivos e os Mortos” levado ao ar a partir de 1954, pela ZYL 8 Rádio Barbacena à época, com estúdios localizados no edifício da Associação Comercial de Barbacena, centro.

O programa “Entre os Vivos e os Mortos” baseava-se numa linha de programação evangelizadora idealizada e apresentada por Victório Candian e supervisionada tecnicamente pelo radialista Vicente de Paulo Barbosa Silva “Barbosa Silva”.

A produção do horário, em sua primeira fase no ar, meados de 1954, contou com a efetiva participação da locutora Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa” e, em sua segunda fase com a participação dos amigos Jacinto Bertola e José Abrantes Júnior “Zezinho Abrantes”.

Com relação ao Astral Paraíso do Bem, coordenado por José Abrantes Junior e por Antônio Abreu, o grupo começou suas atividades em março de 1926. Sua primeira sede funcionou num casarão, localizado no Jardim do Globo, centro, de propriedade e residência do casal espírita Joaquim e Rosa. No mesmo local funcionou durante muitos anos a Casa de Moveis Guarani. Anos depois se transferiu para a Rua Thomaz Gonzaga, nº. 90, Boa Morte. Entrementes seu registro só ficou pronto em 31 de agosto de 1934 em cartório de Juiz de Fora.

O Astral Paraíso do Bem realizava sessões mediúnicas de cura, promovia caravanas espíritas (auxiliando na abertura de novos) núcleos espíritas em Barbacena e região, foi o pioneiro na tarefa de divulgação, na realização de palestras, cursos, atividades da evangelização infantil com a Aula de Iracema (criando e aplicando modelo próprio de proposta pedagógica-espirita), precursor nas atividades artísticas, com música e teatro.

Foi o GEAPB que utilizou o jornal Atalaia na defesa e divulgação dos princípios espíritas cristãos.

Também foi o grupo que incentivou e tomou a iniciativa de fundar a primeira Aliança Espírita do Estado de Minas Gerais com o apoio dos seguintes grupos pertencentes a AME-Associação Municipal Espírita de Barbacena:
>Centro Espírita Mário Duffles (Dr. Sá Fortes, coordenado por Victorio Candian).
>Centro Espírita Novo Oriente (Carandaí, coordenado por Zenóbio Miranda).
>Centro Espírita Amor e Verdade (Ponte do Cosme, coordenado por Jacinto Bertola).
>Centro Espírita Arakem (Antônio Carlos, coordenado por Henrique Zonzim).
>Centro Espírita Francisco de Assis (Barbacena, coordenado por Clarieta Lacerda).
>Tatoon Marechal Quadros-Grupo Esotérico (Barbacena, coordenado por Dr. Durval Nascimento).
>Grupo Espirita Cristão Evangelho de Jesus (Barbacena), administrado em dualidade pelos senhores Dalmo Apolinário dos Santos e Jandira Prado dos Santos, dona "Zizinha".

Acredita-se que o Astral Paraíso do Bem tenha sido o único grupo de Barbacena que teve em suas reuniões a presença de Francisco Cândido Xavier “Chico Xavier”, psicografando mensagens de Emmanuel, Antero de Quental e de um benfeitor espiritual do próprio grupo.

Sob a égide de Jaburu (possível pseudônimo de João Bosco) fundou o Instituto João Bosco, importante órgão de assistência social de Barbacena, que vem atualmente buscando retornar às suas origens.

Depois de algumas décadas em regime mais fechado, o Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem, reabriu suas portas em 3 de agosto de 2011, data em que completou 85 anos de existência.

FONTE
Luci Alves Lisboa Fernandes “Luci Lisboa”.
Apoio documental em 8 de julho de 2011.
Jacinto Bertola.
Apoio documental em 13 de julho de 2011.
Nélson Xavier.
Presidente do GEAPB (Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem).
Apoio documental em 20 e 22 de julho de 2011.
Maria Antonieta Ede “Nieta Ede”.
Apoio documental em 21 e 22 de julho de 2011.

PRÓXIMA POSTAGEM
Jacinto Bertola. Rádio Barbacena AM.