quinta-feira, 30 de junho de 2011

MARCOS GERALDO LELLIS COIMBRA


Ajudou a transformar em realidade todas as emoções, nos campos do esporte (atletismo) e da radiodifusão barbacenense.

MARCOS COIMBRA


Um dos guerreiros do atletismo barbacenense.

MARCOS GERALDO LELLIS COIMBRA

Natural do município de Dores de Campos, MG onde nasceu em 12 de junho de 1961.

Filho de Antônio Ladeira Coimbra e Maria José Coimbra.

Seu ingresso em rádio ocorreu em Barbacena, no ano de 1998, na Canção e Vida 106,3 administrada pela Arquidiocese de Mariana-Região Sul (Renovação Carismática), sob a orientação administrativa de Joaquim Damasceno Neto.

Foi levado para a emissora pelo amigo João Ricardo Bergamini, professor e técnico em Eletrônica, com especialização em Telecomunicações pela Universidade de Brasília-UNB e pelo Instituto Nacional de Telecomunicações-INATEL.

Durante cerca de dois anos, Marcos Coimbra produziu e apresentou o programa Giro Esportivo, com o respaldo dos amigos Marcão e Dione.

No momento em que começava a se despontar, foi colocado frente a uma dolorosa prova: o fechamento da Canção e Vida "106,3" (prefixo comunitário) durante o verão de 2000, pelo Ministério das Comunicações através da Justiça Federal.

Seu mérito reside no fato de ele ter enfrentado, com coragem, os desafios propostos pela Rádio Canção e Vida! E que desafios! Tentou segurar a barra, sem comprometer...

Com o fechamento da 106,3 passou a dedicar-se ao atletismo como corredor de provas de longa duração (5.000 a 10.000m). Carreira iniciada em 1982, aos 22 anos.

Daí para a frente, a carreira de Marcos Coimbra, apesar de alguns outros obstáculos impostos pela vida, tomou novos rumos. Como atleta tornou-se popular em Barbacena e região.

O sucesso nunca lhe subiu à cabeça. Manteve-se sempre humilde e educado. Passou a conviver ao lado de grandes profissionais como o técnico Walter de Oliveira professor do Colégio Tiradentes da Policia Militar do Estado de Minas Gerais.

Com o apoio da Associação de Corredores de Barbacena colecionou vários troféus e medalhas participando de várias competições como: Ranking de Corridas de Juiz de Fora, Campeonato Mineiro de Corridas, Corridas na Região das Vertentes.

Marcos Lellis Coimbra reconhece o trabalho do técnico Walter de Oliveira: “Ele sempre me deu a maior força, sem cobrar nada. Reconheço que a preparação de um corredor exige a presença constante de um técnico. Ele, sempre esteve ao meu lado num trabalho direcionando ao meu aprimoramento motor e condicional, como resistência e força. Para mim, ele foi um excelente orientador. Acho que cheguei lá. Ao lado de vários amigos, consegui lograr êxito e conquistar alguns troféus que vieram para a minha coleção. Para compensar as dificuldades, sempre contei com a ajuda do professor Walter”.

Em 1992, Marcos Coimbra convidado pelo radialista Rogério Varandas, passou a compor a Editoria de Esportes da A.B.C. Rádio e Televisão Ltda – Sucesso FM 101,7.

Na Sucesso FM participou, como correspondente, dos boletins “Centerbol nos Esportes” e das principais coberturas esportivas para o programa jornalístico Contato Direto. Em 1998, afastou-se da FM.

Hoje, longe dos microfones e das competições, mora em Barbacena onde assumiu outras funções no comércio.

FONTE
Marcos Geraldo Lellis Coimbra.
Depoimentos em maio/junho de 2011.
Márcia Lisete Coimbra.
Apoio documental em junho de 2011.
Viviane Damasceno.
Apoio documental em junho de 2011.
Wellington Ribeiro Silva.
Apoio documental em junho de 2011.

PRÓXIMA POSTAGEM:
Os amigos Victório Candian, Luci Alves Lisboa Fernandes "Luci Lisboa", Jacinto Bertola e José Abrantes Junior "Zezinho Abrantes" membros da equipe do programa kardercista "Entre os Vivos e os Mortos" levado ao ar em 1954, pela Rádio Barbacena AM.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CLERY RENAULT


Ação dinâmica - durante os anos 50, em prol do esporte barbacenense através dos microfones das Rádios Barbacena AM e Correio da Serra AM. A ele, o carinho e o respeito do projeto Radiodifusão.

CLERY RENAULT


Nome destacado do esporte das Rádios Barbacena e Correio da Serra.

CLERY RENAULT

Prezado Rogério

Antes de tudo quero agradecer por você ter se lembrado da minha pessoa para o seu trabalho, uma vez que a minha contribuição para a radiofonia de Barbacena foi a mais ínfima possível, num setor que produziu e continua produzindo nomes de primeira linha para o engrandecimento do rádio.

Vou tentar dar a minha modesta colaboração, embora tenha que fazê-lo valendo-me apenas da memória, que já não é muito boa depois de 78 anos.

Tudo que eu tinha nos meus escritos perdeu-se nas minhas andanças. Muita coisa recordei ao ler as suas matérias, embora, em alguns casos, elas não estejam muito de acordo comigo. Por isso não vou citar datas e meus relatos não estarão em ordem cronológica.

Para ser mais explícito, estou em dúvida até sobre o ano em que comecei a trabalhar na Rádio Barbacena.

Clery Renault, nascido em 3 de outubro de 1932 na cidade de Santos Dumont MG, filho de Zenon Renault e Climene Xavier Renault. Atualmente moro em Juiz de Fora, MG.

Comecei na Rádio Barbacena, acho que em 1952, tendo trabalhado também na Rádio Correio da Serra, por ocasião da sua inauguração.

Paralelamente ao meu trabalho em rádio, fui diretor do Andaraí Esporte Clube, Liga de Desportos de Barbacena - LDB, Liga de Esportes Especializados (vôlei, basquete e futebol de salão), AABB de Barbacena, membro da primeira diretoria da ABIR – Associação Barbacenense de Imprensa e Rádio, bem como secretário de Junta Disciplinar Desportiva da LFMB. Isso sem falar que “fingia” trabalhar no Banco do Brasil.

Quando ingressei na Rádio Barbacena, levado pelo Barbosa Silva, era diretor da mesma o Hélio da Fonseca Moisés.

Minha principal função, tanto da Rádio Barbacena como na Correio da Serra, foi no Departamento de Esportes, fazendo algumas incursões pela locução comercial e operador de áudio.

É bom frisar que para a Correio da Serra quem me levou foi também o Barbosa Silva.

Foram muitos os colegas com quem trabalhei. Vou citar os que a minha memória se lembra. Os outros que me desculpem: Barbosa Silva, Hilton dos Reis Navarro, Alamiro Pires, José Faria, Nilcea Prenassi, Glorinha Sampaio, Sergio Fernandes, Nilo Milagres, Marinho Rocha, Vicente Carneiro, Paulo Barbosa, Fernandes Carlos, Nadyr da Silveira, Elias de Souza e Silva, Belarmino Azevedo, Netuno Nézio, Luiz Raimundo Canuto Chaves, José Francisco dos Reis Fortes, Odecio Reis, Walmick Campos, Saulo Ramos, Max Leandro, Antônio de Castro, Geraldo Magela Tavares, Armando Santiago.

Por um dever de justiça, quero citar também a Elza Silva, locutora e radio atriz que trabalhou conosco quando a Rádio Barbacena era no prédio do “Zé Francisco” (edifício José Francisco), localizado a Rua Primeiro de Maio, centro, e que deu uma grande colaboração para o engrandecimento do rádio e, não sei por que, não foi citada por ninguém.

Um abraço do amigo, Clery Renault

FONTE
Clery Renault.
Depoimento em 02/06/2011. Juiz de Fora, MG.
José Léo Renault Grossi.
Apoio documental em maio-2011.
Alba Watson Renault.
Apoio documental em maio-2011.

Próxima postagem:
Elza Esmênia Silva.
Locutora e radio atriz da Rádio Barbacena AM.