terça-feira, 26 de abril de 2011

NAPOLEÃO SANTOS ACCORSI "Napoleão Accorsi"

NAPOLEÃO SANTOS ACCORSI

NAPOLEÃO SANTOS ACCORSI

NAPOLEÃO SANTOS ACCORSI

Nasceu em Barbacena em 8 de agosto de 1933.

Filho de Napoleão Accorsi e Francisca Santos Accorsi.

Desenhista aposentado do Ministério da Aeronáutica, tendo no desenho e na pintura suas maiores paixões.

Como artista plástico realizou inúmeros trabalhos em decorações de salões para o carnaval nos clubes de Barbacena - principalmente, para o Olympic Clube e para a
Agremiação Carnavalesca Unidos do Vila do Carmo.

Napoleão Santos Accorsi mais conhecido como Napoleão Accorsi, foi um dos grandes locutores que participaram da história da ZYL 8 Rádio Barbacena.

Tudo começou em fevereiro de 1954, aos 21 anos de idade, quando o companheiro de infância Vicente Carneiro Maia o levou para a Rádio Barbacena gerenciada comercialmente em dualidade por André Dumortout e Saulo de Brito Ramos.

Napoleão Accorsi – jovem entusiasta de palavra fluente teve a oportunidade de participar da trajetória da Rádio Barbacena (em sua terceira fase de funcionamento) instalada no Edifício José Francisco, 65, na Rua Primeiro de Maio, centro.

Emissora, á época, administrada, pela Organização “RADINTERIOR” de Alceu Nunes da Fonseca & Cia. Ltda com sede à Avenida Rio Branco, 138, 9º andar, Edifício Sul América no Rio de Janeiro, GB.

Ao longo desse período Accorsi foi descobrindo as magias do rádio ao lado dos companheiros Paulo Jorge Barbosa, Vicente Carneiro Maia, Nadyr Manoel da Silveira, Walmick Campos, Marinho Luiz da Rocha, “Alonso” de Rio Pomba, Vicente de Paulo Barbosa Silva, Saulo de Brito Ramos, Carlos Alberto Gonçalves “Paladino dos Teclados”, Leonardo Malta, Oto Ribeiro, Hélio Moysés Fonseca, Benedito Fernandes Carlos, José Francisco dos Reis Fortes “Pingo”, Professor Arnaldo Gama e muitos outros.

Napoleão Accorsi, participou efetivamente das melhorias nos padrões artísticos da programação global da emissora proporcionadas por amplas instalações, diversas salas de trabalho, estúdios apropriados para locutor, cabines para operadores de som (sonoplastas), discoteca e amplo auditório, com acomodações para mais de uma centena de pessoas.

Colaborou com os diversos departamentos da Rádio Barbacena desde a área comercial, publicitária, artística e jornalística.

Aprendeu ao lado de uma geração de excepcionais radialistas que fazer rádio era uma arte, um dom.

Aliás, nas décadas de 1950 a 1960, a Rádio Barbacena foi prolífera em valores que se projetaram aqui e além das nossas fronteiras regionais. É nos dado lembrar os nomes proeminentes de Hélio Calixto da Costa “Hélio Costa”, Cícero Vidigal, João Francisco Vale da Costa, Luiz Raimundo Canuto Chaves “Fominha”, Julio Zilbert, Luiz de França Hallais Gonzaga Carneiro “Luiz de França”, Almeida Filho, Jece Valadão e Wilton Franco.

Por volta do ano de 1955, Accorsi participou da quarta fase de instalações da ZYL 8 Rádio Barbacena com a emissora se transferindo para o 3º andar do Edifício da Associação Comercial, localizado na Praça dos Andradas, centro.

Napoleão Santos Accorsi dedicou-se ao rádio, sendo considerado um dos melhores profissionais da sua geração. De hábitos modestos, postura séria, humana e moderada.

Tornou-se um dos maiores defensores da radiofonia local e referência da história da ZYL 8 Rádio Barbacena.

FONTE
Napoleão Santos Accorsi.
Depoimentos em novembro de 2010 e abril de 2011.
Paulo Sérgio Santos Accorsi.
Apoio documental em abril de 2011.

Próxima Postagem:
Clery Renault. Rádios Barbacena e Correio da Serra AM.