sexta-feira, 30 de abril de 2010

CARLOS ALBERTO GONÇALVES JUNIOR

CARLOS ALBERTO GONÇALVES JUNIOR

CARLOS ALBERTO GONÇALVES JUNIOR.
Nome artístico - Tostão.
Nascido em Barbacena em 14 de outubro de 1950.
Filho de Carlos Alberto Gonçalves e Heth Gomes Gonçalves.

Carlos Alberto surgiu, como qualquer outro nome que, por felicidade nasce predestinado a um lugar maior no rádio.
Seus primeiros passos foram experimentados e aperfeiçoados nos corredores da ZYL 8 Rádio Barbacena a partir de 1965, levado por seu pai Carlos Alberto Gonçalves o “Paladino dos Teclados”.

Na RB, ainda muito jovem, sob a orientação profissional do pai, mostrou requinte de classe e grandeza de aptidões em cada intervenção.
Passou por todos os departamentos da emissora, à época, administrada em dualidade, por Sônia Pereira da Silva e Albertina Abrahão, atuando como operador de áudio, locutor comercial, radioator, narrador e repórter esportivo.

Além disso, foi notória a sua disposição que rapidamente se espalhou entre todos que compunham a equipe da emissora, que viram, em Carlos Alberto um nome maiúsculo a despontar, no meio radiofônico da cidade.

Na Rádio Barbacena apresentou “Você comanda o programa” e “Carnet Social”. Também emprestou o seu nome a Divisão de Radioteatro da ZYL 8 através das produções “Teatro de Sonhos” e “Cortina Sonora” com peças radiofonizadas por Saulo Ramos, Itacy, Walmick Campos, Sérgio Fernandes, Benedito Fernandes Carlos com o poio técnico e sonorização de Nadyr da Silveira.

Carlos Alberto teve a primazia de contracenar com nomes representativos do rádio-teatro como: Vera Lúcia Gonçalves, Clarisse Ferreira, José Mendonça, Théo de Paula, Elias de Souza e Silva, Virgilio Carlos, José Francisco dos Reis Fortes “Pingo”, Paulo Jorge Barbosa, Ana Maria Fiorino, Odecio Reis, Adauto Ayres Machado, Cristóvam Abranches além de outros.

A despedida de Carlos Alberto da Rádio Barbacena se deu durante os anos 80, indo trabalhar na co-irmã Correio da Serra, onde apresentou os programas “Manhã Sertaneja” e “Rádio Ativo”. Hoje coordena e apresenta o programa “Show dos Bairros” (musical, social, informativo).

Ainda na Correio atua como Editor de Policia em conexão direta com o programa “Sinal de Alerta” levado ao ar pelos radiojornalistas Luiz Lucio de Almeida e Cristóvan Abranches.

Apaixonado pelo futebol, manteve, durante os anos 90, no jornal Correio da Serra, a coluna “Papo de Bola”. Como narrador e repórter, vestindo as camisas da Rádio Barbacena e Correio da Serra tornou-se uma das maiores expressões do futebol de Barbacena.

De tempos não muito distantes e responsáveis pela presença de grande público nos estádios de Santa Tereza, São Sebastião, Walter Antunes e Onda Nunes palcos de grandiosos espetáculos proporcionados, à época, pelos times do Vila do Carmo, Olympic, Andaraí e América.

Na Rádio Barbacena formou alas com profissionais como Marcus Vinícius Moreira Paes, Odecio Reis, Ary Lopes, Geraldo Henrique Alves de Faria, José Antônio Lopes, João Raposo, Adauto Ayres Machado, Ary Neto, Carlos Fernando, Armando Santiago, José Fernandes Paraíso, Nilo César de Paiva, José Francisco Beraldo Rigotti, Cristóvam Abranches, Rogério Barbosa e Mauro Nascimento Filho.

Na Correio da Serra com Pedro Ribeiro do Amaral, Francisco Santana, Antônio Edson Carneiro Alves, Carlos Roberto dos Santos, Hamilton Fonseca, Moacir Silva Filho, José Maria Garcia Junior, Roberto Goretti, Juarez Pinto, Victor Rocha, Adelson Rodrigues, Fernando Goretti além de outros.

Além das atividades como radialista, Carlos Alberto preside a Associação Comunitária do bairro de Santa Ifigênia.
Também participa como membro das diretorias do Bloco Carnavalesco Santa Ifigênia e dos times de futebol Santa Efigênia e Fofocas Clube nas categorias de base, juniores e masters.

A grandeza moral e o desempenho profissional de Carlos Alberto Gonçalves, a segurança de suas atuações como radialista, a firmeza de suas atitudes como indivíduo, a excelência de sua postura como gente, tudo isso faz com que se transforme em personagem a merecer uma página na história da radiodifusão de Barbacena. Um nome altamente maiúsculo do nosso rádio.

FONTE
Carlos Alberto Gonçalves Junior.
Depoimentos em setembro de 2005 e fevereiro, março de 2010.
Maria Alice Gonçalves Dias.
Olga Constança Gonçalves.
Eliane Gonçalves Dias Pereira.
Luciane Gonçalves Dias.
Apoio documental em setembro de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
José Mendonça da Rádio Barbacena AM.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

MARIA IMACULADA DE ASSIS

MARIA IMACULADA DE ASSIS "MALU ASSIS"

Vamos conhecer a história de MARIA IMACULADA DE ASSIS, radiofonicamente conhecida como “MALU ASSIS”.

Maria Imaculada de Assis nasceu em Barbacena em dois de abril de 1957.
Filha de Ângelo de Assis e Maria de Lurdes de Assis.

Malu Assis marcou presença no rádio, quebrando, inclusive, um tabu, pois a presença feminina no meio era praticamente inexistente, isso lá pelos idos anos de 1970. Ela mesma estava convencida que não seria um sonho impossível. Sabia que a jornada seria longa e que teria que ultrapassar vários obstáculos. E foi em frente.

Tempos depois ela estava brilhando ao microfone da rádio Correio da Serra AM ao lado de Pedro Ribeiro do Amaral o programa de variedades “Show da Tarde” horário líder de audiência na emissora.

Transformou-se em uma das radialistas mais populares de Barbacena e da região. Uma profissional educada, criativa, rápida de raciocínio que soube se conduzir à frente da Correio da Serra. Um ser humano de primeira qualidade.

Também pelas ondas da emissora lançou em parceria com o companheiro José Fernandes Paraíso, o programa social “Clube da Amizade”.

Seu trabalho sempre foi marcado pela originalidade e pelo profissionalismo o que a colocou, num curto espaço de tempo, no patamar dos grandes nomes da rádio atuando ao lado de nomes como Francisco Moura, Milton Bergamaschi, Maria de Fátima Ferreira (primeira operadora de som de Barbacena), Benedito Souza Fontes, José Fernandes Paraíso, Tarcísio dos Santos, Luiz Mendes, Manoel Antônio, Adauto Ayres Machado, Regimberto Miranda, Wenceslau Germano Martins, o Leiteiro, Paulo Alves Affonso, o Cachoeira, Jairo César Athademo, Antônio Paulino, Darci Emidio, Lucindo Rodrigues de Paula Filho, Manuel Carvalho Caldas, Ernesto Francisco da Silva, o Nelson Batatinha e outros mais.

Malu Assis também se destacou na imprensa escrita através do jornal Correio da Serra, onde em 1978, publicou uma crônica de sua autoria, “Meu Recado para Você” matéria que a lançou além dos microfones da emissora.

Passou a escrever também para a Tribuna de Minas de Juiz de Fora, tornando-se correspondente do jornal em Barbacena e região.
Várias vezes dividiu suas reportagens com Carlos Neto, radialista e jornalista, dos mais conceituados em Juiz de Fora.

Colaborou durante anos com o Diário Mercantil de Juiz de Fora, Jornal de Minas de Belo Horizonte, Jornal Mensagem de Santos Dumont. Em Barbacena marcou presença através das páginas do RB Tribuna, A Época, Cidade de Barbacena e Tribuna da Mantiqueira.

Seu nome serviu também de fonte de inspiração para o poeta Fábio Nézio, em suas publicações no período de 1978 a 1980.

Malu ao longo da carreira recebeu diversos prêmios:
Personalidade Visão 1981-1982-1983.
Honra ao Mérito da Ordem dos Músicos do Brasil e Homenagem Especial-Jimi-1987.
Certificado da Diretoria de Esportes do Estado de Minas Gerais de 1987.
Honra ao Mérito Funcionário Modelo Amplisound Produções e Promoções-1983.
Destaque Social e Jornalístico “A Maré”-1987.
Honra ao Mérito Jornalistico-SELT.MG-1985.
Honra ao Mérito como Locutora-1980.
Honra ao Mérito-Festa das Rosas-1984.

Participou do lançamento da Medalha “Sobral Pinto” em 10 de agosto de 1984, no Palácio da Revolução Liberal, em solenidade abrilhantada pelo ex-presidente Tancredo Neves.

Sintonizada com seus compromissos jornalísticos, foi convidada pela Casa França Brasil, para cobrir a visita do Presidente, François Mitterrand em Barbacena, além de reportar a visita do ministro da Cultura, Aloísio Pimenta, no município em 06 de fevereiro de 1986; como jornalista credenciada, cobriu a visita do ex-presidente José Sarney a Barbacena, recebendo o mesmo o Título de Cidadão Honorário e a Medalha Sobral Pinto, em 21 de abril de 1986.

Malu Assis, além das atividades jornalísticas, foi e continua sendo uma vibrante carnavalesca. Durante anos se destacou como Madrinha de Bateria da Agremiação Unidos do Vila do Carmo.

Durante as programações externas da rádio Correio da Serra direcionadas ao Carnaval, atuou ao lado dos companheiros Francisco Moura, Rogério Varandas, Orlando Luiz da Silva, Adauto Ayres Machado, Wenceslau Resende, Júlio Costa, Lucindo Filho, Tony Edson, Geraldo Faria, José Faria e Pedro Amaral além de outros.

Malu Assis, atualmente afastada do rádio lembra dos momentos importantes em sua carreira profissional. Que a fizeram crescer e ter contribuído para o avanço cultural e radiofônico barbacenense.
“Minha passagem pela imprensa de Barbacena foi gratificante. Ao lado de profissionais aprendi a fazer uma comunicação de verdade. No início fiquei perplexa: era como se estivesse despertando de um sonho. Meus primeiros momentos na radio Correio da Serra foram de profundo deslumbramento. Senti que o caminhar seria uma barra. Afinal, sabia que estava iniciando em minha vida uma trajetória nova e totalmente desconhecida onde à busca pelo desconhecido seria para valer, mas que havia com certeza espaço para quem queria enfrentar o desafio. Idéias e mais idéias fervilhavam em minha cabeça. Apesar do medo e da inexperiência fui em frente amparada, especialmente pelo amigo Pedro Ribeiro do Amaral. Sou sabedora de que quanto o rádio é importante e que o radiojornalismo me forneceu instrumentos para desenvolver bem as minhas funções”.

FONTE
Malu Assis.
Depoimento em abril de 2005.
Walter Antônio Möller. Jornalista.
Acervo documental em junho de 2005.
Ana Carolina de Assis Möller.
Apoio documental em fevereiro de 2010.

PRÓXIMA POSTAGEM
Carlos Alberto Gonçalves Junior, o Tostão, da Rádio Correio da Serra AM.